50 ANOS | Associação dos Servidores da UFMA comemora seu jubileu de ouro

SÃO LUÍS – Fundada em 1º de maio de 1970, a Associação dos Servidores da UFMA (Assuma) comemora, neste ano, 50 anos de sua fundação. Para o presidente da Assuma, Antônio Carlos Leal de Castro, completar 50 anos de existência não significa que está velha, muito pelo contrário, sinaliza um marco histórico representado por uma grande trajetória de desafios e sucessos.

“Na comemoração pelo jubileu de ouro, destacam-se atividades que que foram essenciais para o crescimento da Associação como aquisição da sede própria; participação em eventos locais, estaduais e nacional, inclusive campeonatos de futebol juntamente com o Sintema, conquistando títulos; sediou eventos sociais, científicos e sindicais; implantou o Cheque Assuma com mais de 80% de sócios e uma rede conveniada com quase três centenas de empresas. Esse cheque serviu de modelo para várias outras entidades; promoveu festivais, concursos, entre os quais o Garota Assuma, com muito sucesso e brilhantismo; promoveu grandes eventos em datas comemorativas especiais como Dia das Mães, dos Pais, Carnaval, São João, Primavera, Reveillón e uma série de outras realizações”, lembrou o presidente.

A Assuma tem tido grande importância na formação e consolidação das entidades de classes em universidades brasileiras. Ela foi a primeira associação de classe no Maranhão, o modelo para a formação do sindicato, o Sintema. Nesses 50 anos, a Assuma mostrou aos seus associados a importância que tem como uma entidade de classe na luta dos direitos e nas conquistas que poderiam ser consolidadas a partir da sua formação e criação.

“Havíamos preparado uma vasta programação para comemorar os 50 anos, que foi interrompida por causa da pandemia do novo coronavírus, que, atualmente, assola o nosso país e o mundo de uma forma geral. Na programação, estava um torneio de futebol com todos os sócios e funcionários da Universidade, almoço de confraternização com os sócios e colaboradores, um ato público em defesa da classe, uma mostra de talentos da Universidade Federal do Maranhão, sorteio de brindes para seus associados, no entanto essa programação foi inviabilizada pela incerteza sobre o tempo necessário para o isolamento social em função das medidas restritivas para evitar a propagação do vírus”, detalhou Antônio Carlos, docente titular do curso de Oceanografia.

A sede social também tem passado por desafios, e o principal deles, segundo o presidente do clube, é ampliar o número de associados. “Sabemos que todas as associações, de forma geral, especialmente aqui no Maranhão, foram desativadas pela dificuldade de manutenção em sua estrutura e manter o número de sócios. Então nosso desafio é ampliar esse nosso quadro de sócio, reestruturar a nossa sede social, permitindo aos nossos associados um lazer mais afetivo, inclusive passando os fins de semana na sede”, pontuou.

O Pró-Reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares, sócio da Assuma, enfatiza que esse é um ambiente de alegria, de encontro de amigos, de prática de esporte, de integração com a comunidade e de resgate das histórias da UFMA. “Frequento a associação desde a época de estudante. Lá aprendi muito sobre a Universidade e construí diversas amizades. A associação tem um restaurante muito bom, campo de futebol, piscina, alojamento, espaço para reunião e confraternizações. Nestes 50 anos, desejo feliz aniversário a todos os sócios da Assuma”, disse.

A Associação dos Servidores da Universidade Federal do Maranhão está localizada na Av. Ivar Saldanha, 2881-2985 – Olho D’agua. Contatos: (98) 3272-8168, da Sede Administrativa, ou pelo (98) 3877-7715, da Sede Social.

Fonte: UFMA.

ATENÇÃO | SINTEMA convoca associados para Assembleia Geral Extraordinária Virtual no próximo dia 7 de julho