Vitória do Sintema contra aumento abusivo da GEAP Saúde repercutiu no país inteiro



 vitoria

A FASUBRA publicou na página da entidade na internet a notícia vitoriosa da sua filiada no Maranhão conquistada dia 03 de maio. A conquista de uma decisão contra o reajuste abusivo da GEAP repercutiu nos sindicatos de trabalhadores em educação de todo o país, que movem pedidos parecidos nas Justiças estaduais.

 

Confira a matéria publicada no site da Fasubra clicando AQUI!

 

A decisão também repercutiu na própria GEAP e fez com que o Conselho de Administração da operadora, o CONAD, publicasse nota no dia 25 de maio, informando que pretende reduzir a mensalidade em 17,5%. Confira abaixo a nota publicada no jornal Correio Braziliense ou clicando AQUI:

 

O Conselho de Administração (Conad) da operadora de saúde Geap, anunciou em notícia veiculada no Correio Braziliense do dia 25 de maio, que pode reduzir a mensalidade dos associados de 37,5% para 20%. O reajuste do plano de saúde desde novembro de 2015, não agradou os servidores públicos federais.

 

Segundo a notícia, a revisão do valor solicitada pelo conselheiro Rodrigo Andrade do Ministério da Saúde, pode ser votada até junho. O novo estudo atuarial permite que a redução cubra a inflação do período, já que não houve reajuste na remuneração dos trabalhadores.

 

De acordo com a reportagem, 172 mil beneficiários entraram com liminares na justiça para barrar o aumento e 23 mil abandonaram o plano. Para evitar o fim do plano, o Conad decidiu readequar os valores.

 

 

Saiba mais sobre a vitória do Sintema – A Direção do Sintema – gestão Unidade & Trabalho, conquistou mais uma vitória para categoria, no dia 3 de maio.  Uma decisão liminar oriunda de uma ação judicial que requer a suspensão do aumento nos valores dos planos da GEAP Saúde – movida no dia 17 de fevereiro pelo sindicato.

 

De acordo com o assessor jurídico do Sintema, advogado Glaydson Rodrigues, a Justiça deferiu o pedido de urgência realizado pelo SINTEMA no ação judicial. Consta na decisão “determino a suspensão imediata dos efeitos da Resolução GEAP/CONAD/ Nº 099/2015, impedindo por ora a GEAP AUTOGESTAO EM SAUDE em continuar cobrando o reajuste implantado em fevereiro de 2016, sob pena de multa de 40.000,00 (quarenta mil) reais por mês de desconto nos contracheques dos servidores, a contar do mês seguinte a sua intimação”.

“Avaliamos que essa vitória inicial, mesmo que não sendo final, reforça a tese defendida na ação contra o aumento abusivo”, explicou o advogado.

 

O presidente do Sintema, Mariano Azevedo, comemorou a decisão liminar e disse que a mesma é reflexo do trabalho sério que a diretoria do sindicato vem desempenhando ao longo dos últimos anos. “Os técnico-administrativos em educação da UFMA, representados pelo SINTEMA são prioridade – sempre  – para essa diretoria”, afirmou Mariano Azevedo.

 

O diretor financeiro do sindicato, Ademar Sena, também disse estar feliz em saber da decisão que suspende, segundo ele, um reajuste abusivo determinado pela GEAP. “É o resultado do nosso empenho em prol dos associados, por isso, essa decisão reforça que estamos no caminho certo”, ressaltou Ademar.

 

De acordo com a decisão do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos – o magistrado entendeu que há abusividade nos valores dos planos da empresa, por isso determinou a suspensão imediata do reajuste.

 

Imprensa Sintema.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Sintema participa da Semana do Servidor e Servidora da UFMA