CONVITE | Gestão “Sindicato é Pra Lutar” convida a categoria para participar das comemorações dos 30 anos do SINTEMA



A gestão “Sindicato é Pra Lutar” convida o conjunto dos trabalhadores técnico-administrativos em Educação e docentes da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, para participarem das atividades comemorativas aos 30 anos do SINTEMA.

 

O Sintema será homenageado pela Câmara Municipal de São Luís, em Sessão Solene que acontecerá no dia 30, às 9h, no plenário daquela Casa. Na ocasião, os seis ex-presidentes da entidade, os dez primeiros associados e os colaboradores serão homenageados.

 

Em seguida, a partir das 11h, haverá um debate com o tema: ‘Os Impactos da Reforma da Previdência na Carreira dos Servidores Públicos”.

 

No dia 31, sábado, na Sede Social da ASSUMA, no Olho Dágua, será realizada a comemoração festiva da data. A partir das 9h o time de futebol do Sintema enfrenta uma equipe da SEMDEL; e ao meio-dia será servida uma deliciosa feijoada, com música ao vivo para animar os trabalhadores.

 

O acesso, no dia 31, será realizado mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível que será remetido ao programa Mesa Brasil do SESC. Cada associado terá até três acessos.

 

HISTÓRIA – O SINTEMA, fundado em 30 de agosto de 1989 é fruto da luta dos trabalhadores da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão. É filiado à FASUBRA que é uma das entidades pioneiras na organização dos trabalhadores do setor público no Brasil, rompendo com o obscurantismo vigente em triste período de nossa história.

 

Em face da proibição de organização sindical e de classe constante da constituição de 1967, vigente até 04 de outubro de 1988, os trabalhadores públicos organizavam-se em Associações que tinham o caráter esportivo, cultural e assistencial; entretanto nas universidades mesmo com as associações vicejavam outros ventos, e com a tomada de uma posição de luta com consciência de classe, a federação intensificou o processo de organização da categoria.

 

A luta pela democratização da universidade, com eleições paritárias, acesso para os alunos da escola pública, melhores salários e condições de trabalho, investimento na área de pesquisa e tecnologia, são pontos que fazem parte da agenda permanente do SINTEMA. Atualmente, muitas lutas se colocam para o sindicato e conjunto dos trabalhadores, como o protagonismo em defesa da Educação Pública; da Previdência Social; e contra as agendas antiprogressista do Governo Jair Bolsonaro.

 

Imprensa Sintema.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Encontro das CIS da base da FASUBRA contou com 37 entidades e foi um sucesso