FASUBRA: 38 anos de lutas e resistência



Hoje, 19 de dezembro, a Federação de Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical) comemora 38 anos de fundação.

 A FASUBRA representa cerca de 200 mil trabalhadores técnico-administrativos em educação de 61 instituições de ensino superior, estaduais e federais. São 51 entidades sindicais em 26 estados e no Distrito Federal.

Filiada a instituições internacionais como a Internacional de Serviços Públicos (ISP), à Confederação de Educadores da América (CEA) e à Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras das Universidades da América (CONTUA), unindo forças na luta pelos direitos humanos, justiça social e acesso universal aos serviços públicos de qualidade.

“Nesses 38 anos, a história da Fasubra se confunde com a história das lutas sociais”. Sempre na defesa dos interesses da categoria, da universidade pública e por uma sociedade socialista, mais justa, igualitária e inclusiva.

Também defende a educação pública, de qualidade, socialmente referenciada e luta por uma universidade pública, democrática e autônoma, acessível à maioria da população.

Em 2016, diversos ataques se configuraram na desconstrução do serviço público brasileiro e retirada de direitos constitucionais e trabalhistas por meio de Propostas de Emenda Constitucional (PEC 257/16, PEC 55/16), reformas do ensino médio, previdenciária e trabalhista. Isso reforça ainda mais a necessidade de organização e mobilização da classe trabalhadora contra a retirada de direitos e desmonte do serviço público.

Em 2017, o cenário não será diferente, a unidade da categoria contra a proposta de reforma da previdência que atinge toda a população brasileira é imprescindível. Será realizado o enfrentamento a toda e qualquer ameaça de retirada de direitos dos trabalhadores.

Reestruturação administrativa

Em 2016, a Federação também promoveu mudanças positivas na gestão da entidade, com o objetivo de destinar de forma transparente e responsável os recursos da categoria.

A Direção Nacional tem profissionalizado todas as áreas administrativas contratando profissionais especializados.

Neste sentido, a Fasubra realizou grandes ações em sua Administração Estratégica, com a contratação de uma Administradora, especialista em Gestão de Pessoas e Coach Pessoal e Profissional. Também a contratação de um Contador para organizar o patrimônio da entidade internamente, antes organizado externamente.

“Com esta ação várias mudanças já foram implementadas permitindo melhorias nos processos de trabalho, na administração dos recursos financeiros da Federação com mais transparência e credibilidade. A FASUBRA tem buscado sempre melhores parcerias para garantir o melhor uso desses recursos”.

A perspectiva para o futuro é que a Administração da FASUBRA seja modelo de gestão para todos sindicatos de base, com profissionalismo e dedicação maior do que já foi construído durante os 38 anos, fortalecendo a luta!

 

Vida longa à FASUBRA Sindical

 

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Em protesto na entrada da UFMA, técnico-administrativos pedem reposição salarial e melhorias para Educação Pública