Nesta quarta-feira, 22 de maio, aconteceu em Brasília a Marcha da Classe Trabalhadora, convocada pelas centrais sindicais. Trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias e representantes de várias entidades, sindicatos e movimentos sociais de todo o país marcaram presença na marcha. Caravaneiros e caravaneiras de diversas entidades da base da FASUBRA também participaram da marcha, pedindo a valorização dos serviços públicos.
.
O Comando Nacional de Greve (CNG) da FASUBRA esteve presente na manifestação, que fez parte da agenda de atividades da greve 2024 desta semana. A concentração pela manhã foi no estacionamento da Torre da TV e a antiga Funarte. Depois de uma plenária e de discursos de representantes do governo federal e entidades sindicais para o público presente, os trabalhadores saíram em marcha rumo a Esplanada dos Ministérios, por volta das 11h e se manifestaram em frente ao Congresso Nacional.
.
Um dos objetivos da mobilização foi apresentar ao Presidente Lula e ao Congresso Nacional uma agenda que garanta o pleno emprego, melhores salários, e desenvolvimento econômico e social para o país, na defesa da democracia e dos direitos sociais, na defesa de condições dignas de trabalho, bem como barrar os ataques aos direitos da classe trabalhadora e, ainda, revogar o Novo Ensino Médio, a Reforma Trabalhista e da Previdência, a Lei da Terceirização e o Arcabouço Fiscal. Outro ponto importante nas reivindicações é a retirada da pauta do Congresso Nacional, o Projeto de Emenda Constitucional 32, a chamada Reforma Administrativa. Outra pauta importante é a da Negociação Coletiva no Serviço Público (convenção 151 da OIT).
.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DA MARCHA
.
Durante a Plenária da Classe Trabalhadora, antes da marcha, foi lançada a “Agenda Jurídica das Centrais Sindicais no STF – 2024”. O material é dividido por tema e destaca os principais processos que podem impactar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras. Acesse a Agenda por meio deste link.
.
Confira a pauta completa de reivindicações da classe trabalhadora neste 22 de maio:
.
- Pela reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e por medidas de proteção e amparo a seus trabalhadores e trabalhadoras;
- Educação: Revogação do Novo Ensino Médio;
- Valorização do Serviço Público: Contra a PEC 32/Reforma Administrativa;
- Em defesa da Convenção 151/defesa da negociação coletiva;
- Trabalho decente: redução da jornada de trabalho e empregos decentes;
- Salário igual para trabalho igual – Em defesa da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres;
- Reforma agrária e alimento no prato!;
- Menos impostos para trabalhadores: juros baixos e correção da tabela de imposto de renda;
- Valorização do salário mínimo e das aposentadorias;
- Transição justa e ecológica em defesa da vida;
- Em defesa do PLC 12/24, por Direitos dos Motoristas por Aplicativos.
FONTE: FASUBRA