FEMACO | Sintema participa da abertura do 39º FEMACO na Praça Deodoro



 

O vice-presidente do Sintema, Jorge Mendes, representou a entidade e os trabalhadores técnico-administrativos na abertura do 39º Festival de Maranhense de Coros (FEMACO), o maior encontro dos grupos de canto coral do Norte-Nordeste, realizado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (DAC-Proexce). O evento foi aberto na escadaria da Biblioteca Benedito Leite, Praça Deodoro.

 

Na avaliação do dirigente sindical, o FEMACO é um evento tradicional e já esperando pela população da Capital, e que a ideia de fazer a abertura em um local histórico e bem no centro comercial levou mais uma mensagem da importância da universidade para a nossa cultura. “Foi excelente fazer a abertura em um local onde as pessoas pudessem sentir a importância da música, da cultura e da universidade para a sociedade”, assinalou o diretor.

[caption id="attachment_10842" align="alignnone" width="420"] creditos: UFMA.[/caption]

FEMACO – Com a realização de mais uma edição, que já é esperada anualmente pela população ludovicense, a UFMA valoriza, divulga e democratiza a prática e o acesso público ao canto coral. A diretora do DAC e coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro, disse que o evento integra, há 39 anos, as atividades das políticas de extensão e cultura da UFMA. “O Femaco promove importante intercâmbio cultural e o congraçamento entre a Universidade, os grupos corais participantes e a comunidade local”, disse Fernanda Pinheiro.

 

Neste ano, a abertura do Femaco foi realizada na escadaria da Biblioteca Pública Benedito Leite, na praça Deodoro, hoje revitalizada e que atraiu inúmeros participantes, que prestigiaram os mais de 50 corais inscritos para o festival que vai até o dia 11, sexta-feira.

 

“Neste ano, houve o número recorde de corais participantes no Femaco, foram 51 inscritos, sendo 23 grupos de canto coral infantil e infanto-juvenil e 28 corais adultos, dois deles das cidades maranhenses de São Bernardo e Pedreiras”, disse Fernanda Pinheiro.

 

Imprensa Sintema com informações da UFMA.

 

 

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

CONVOCAÇÃO | Sintema convoca categoria para Assembleia Geral nesta quinta-feira, 19