NOTA | Sintema suspende temporariamente convocação das Eleições Sindicais em razão de Estado de Calamidade



A Diretoria do Sintema, gestão “Sindicato é Pra Lutar” comunica aos trabalhadores em Educação da UFMA associados à entidade, que suspendeu temporariamente a publicação do Edital de Convocação das Eleições.

A cautela se deve em razão do Decreto n.º 37.360 do dia 3 de janeiro de 2022, que retoma o estado de calamidade pública no Maranhão em virtude do considerável aumento do número de casos de pessoas contaminadas com a Covid-19, principalmente em razão do surgimento das variantes com elevado grau de transmissibilidade, a exemplo da Delta e Ômicron, ambas com registro de contaminação no território maranhense.

Entre os dias 8 e 9 de janeiro foram registrados 1.102 novos casos de Covid no Estado, e nas últimas 24h, entre os dias 10 e 11, mais 105 casos, fato que, aliado ao número de pessoas infectadas com as gripes H1N1 e H3N2, esta que até o último dia 5 de janeiro, segundo dados do Ministério da Saúde, ocasionou 54 mortes em todo o Brasil, nos impõe cuidados redobrados.

Além disso, o Sintema tem acompanhado de perto o surto gripal que ocorre atualmente no Hospital Universitário, onde grande parte dos 140 colaboradores afastados por gripe/covid são trabalhadores em Educação. Destes, constam 12 casos de Covid-19, 1 de influenza e 1 com dupla infecção: Covid-19 e influenza.

O Pleito será agendado tão logo haja condições jurídicas e sociais para a participação de todos e todas, com amplo debate eleitoral, visto que o Estatuto Sindical ainda não prevê a realização de eleições virtuais.

ENTENDA

No dia 7 de julho de 2020, em assembleia geral virtual, os trabalhadores em Educação da UFMA aprovaram a prorrogação do mandato da atual Direção Sindical enquanto perdurasse o Estado de Emergência Sanitária ocasionado pela pandemia Covid19 (Decreto n.º 35.672/2020), e não se realizarem novas eleições com posse dada à nova chapa eleita.

Com a redução do número de casos que ocorreu, principalmente, a partir do final do mês de novembro de 2021, o Sintema iniciou os preparativos para lançamento, neste mês de janeiro, do Edital de Convocação das Eleições.

Entretanto, a retomada do Estado de Calamidade Pública no último dia 3 pelo Governo do Maranhão em razão da pandemia e das novas variantes da gripe, que também tem acometido centenas de trabalhadores em Educação, fez com que a Direção Sindical, usando de toda a cautela necessária nesse momento, decidisse suspender temporariamente a convocação do pleito, como forma de evitar maiores prejuízos à categoria.

A DIRETORIA.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

NOTA | Sintema suspende temporariamente convocação das Eleições Sindicais em razão de Estado de Calamidade