O projeto tem como público-alvo servidores da UFMA em vias de aposentadoria, e oferece diversas orientações sobre temáticas que contribuem para o planejamento do pós-carreira com melhor qualidade de vida
SÃO LUÍS – Em 24 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Aposentado. Visando oferecer diversas orientações sobre temáticas que contribuem para o planejamento do pós-carreira com melhor qualidade de vida aos servidores da Universidade Federal do Maranhão, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH), através da Divisão de Qualidade de Vida (DQV), desenvolve o Projeto Atividade: preparando para aposentadoria.
De acordo com a coordenadora do Projeto Atividade e do Serviço de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida, Karine Alves Pereira, “o objetivo é levar orientações e contribuições para os servidores da UFMA em vias de aposentadoria”, como contou.
A coordenadora ainda informou que, durante o desenvolvimento do projeto, serão abordadas as temáticas que envolvem o processo de aposentadoria, visando contribuir para melhor qualidade de vida e o planejamento do pós-carreira.
Este ano, o projeto irá abrir seus trabalhos no dia 7 de abril, com uma conversa com aposentados. As atividades serão desenvolvidas com duas turmas de pilates e visitas, seguidas do Programa de Preparação para o Aposentado.
O Projeto Atividade tem como público-alvo os servidores da UFMA em vias de aposentadoria, e é realizado em parceria com a Divisão de Capacitação da UFMA, que oferece, além de oficina de dança e expressão cultural, um curso com sete módulos de formação.
Os módulos que serão oferecidos durante este curso são: Aspetos psicossociais na aposentadoria, que vai tratar do desligamento do trabalho, significado da aposentadoria, mudanças psicossociais com a aposentadoria, e construção de um projeto de vida; Promoção à saúde e bem estar físico e mental; Saúde da voz; Alimentação saudável; Saúde Bucal; Legislações referentes à aposentadoria, que também vai tratar de modalidades de aposentadoria, cálculo de proventos, e documentos para instrução na UFMA; e Planejamento financeiro pessoal e familiar.
As inscrições para participar do projeto devem ser feitas no site da UFMA, através do SIGRH, na aba Capacitação, e as aulas serão realizadas nas terças e quintas-feiras. Pode participar do projeto, qualquer servidor da UFMA em vias de aposentadoria, ou seja, a partir de 53 anos. No entanto, este não será obrigado a se aposentar, porque ainda pode continuar a trabalhar até a idade que ele pretende se aposentar.
Saiba mais
O Dia Nacional do Aposentado foi criado a partir da Lei 6.926 de 1.981 de autoria do ex-deputado federal Benedito Marcilio, ex-presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap). A data foi escolhida para lembrar e comemorar o histórico dia que foi aprovado a Lei Eloy Chaves em 24 de janeiro de 1923, marco lendário da Previdência Social no Brasil, criando a Caixa de Aposentadoria e Pensão para os empregados das empresas privadas das estradas de ferro, dando origem à Previdência Social, que hoje paga benefícios a mais de 29 milhões de pessoas.
Fonte: UFMA.