Servidores técnico-administrativos participam de palestra motivacional



ufma

SÃO LUÍS – A Pró-Reitoria de Recursos Humanos realiza durante toda a semana o Programa de Ambientação 2015, dedicado aos servidores técnico-administrativos da UFMA, com o intuito de apresentar a estrutura da Universidade, socializá-los ao novo ambiente de trabalho. Na manhã do dia 4, a solenidade de abertura do evento, realizada no auditório do Centro de Ciências Humanas da UFMA, contou com a presença a pró-reitora de Recursos Humanos, Elisa Lago, representando o reitor Natalino Salgado; a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Carla Magalhães de Souza Gaspar; e a representante da Divisão de Capacitação, Silvia Letícia.

Após as boas-vindas, a professora do Departamento de Hotelaria da UFMA, Linda Maria Rodrigues, palestrou sobre “Meu sucesso depende da minha vontade: ousar para crescer”. Ela é mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Durante a palestra, Linda Maria abordou a hospitalidade e o papel do melhor servir para o bem comum, assim como as atitudes que devem ser tomadas para prestar um bom atendimento e nomeou os sete pecados do atendimento que devem ser combatido: apatia, demora, tratamento frio, insensibilidade, desinformação, desrespeito e ignorância. “Devemos ter uma política de servir bem, socializar conhecimentos e informações. Queremos que as pessoas que entraram agora na Instituição consigam perceber a Universidade, não como um mundo de difícil acesso, mas como um mundo de fácil acesso entre os pares”, afirma.

Disse também que se deve buscar tratar o próximo da melhor forma possível e, caso pessoa não se sinta satisfeita com o que faz, é hora de parar e ir atrás de coisas novas que o gratifiquem. Para aproximar e integrar os servidores presentes, ela usou a Dinâmica dos Bichos, como meio de proporcionar a integração dos servidores presentes. Com uma fita, prendeu o nome de animais nas costas e cada um dos servidores, que não poderiam falar qual seria o nome do animal do outro, teriam que auxiliar os demais a encontrar seu par. Por exemplo, a pessoa com o nome girafa auxilia a ovelha a encontrar a segunda ovelha.

O programa de Ambientação está estruturado em módulos. À tarde, será apresentada a estrutura Organizacional da UFMA. Já amanhã, serão abordados o módulo II, que trata das Noções Básicas dos Sistemas da UFMA, e o módulo III, Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho. Nos dias seguintes: IV – Ética no serviço Público, dia 6; V – Direito e Deveres do Servidor, no período de 6 a 8; e VI – Desenvolvimento de Recursos Humanos, dia 8.

Fonte: UFMA.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Sintema reúne-se com o reitor da UFMA e discute proposta de modernização acadêmica e administrativa