O Sintema – gestão Unidade & Trabalho, reuniu, na manhã desta terça-feira, 12 de abril, a categoria em Assembleia Geral, no Hall do prédio Castelão, UFMA. Em pauta, a eleição dos membros da comissão eleitoral para eleições sindicais – 2016/2020.
O diretor sindical, Ademar Sena, expôs sua recém participação na plenária da FASUBRA, que aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de abril em Brasília, cuja pauta foi a análise da atual conjuntura política do Brasil. Nesse encontro, ficou estabelecido o posicionamento da federação e suas federadas CONTRA O IMPEACHMENT.
“A nossa luta é por respeito ao que rege na Constituição Federal – a democracia é um direito de todos. E por tanto declaramos nosso repúdio a ação arbitrária e golpista de políticos”, disse o sindicalista.
Eleição – através de votação, os trabalhadores definiram a composição da comissão com cinco membros conforme regimento estatutário. Na sequência foram eleitos: Evaldo Ferrro Gomes Batista (PROEN/UFMA); Gerson dos Santos Cardoso Silva (SINDMETAL); Sebastião de Araujo Pires (CCET/UFMA); Carlos Augusto Santos Pereira (NUSPAD/UFMA) e Maria Izabel Frazão Freire (SINDSEPMA).
Na ocasião, ainda na pauta de informes, o presidente do Sintema, Mariano Azevedo, convocou a categoria para participar de uma mobilização contra a PLP 257/2016 e também em prol da democracia do país, que tem sido fragmentada por um jogo maquiavélico de politicagem. “Vamos reagir e lutar pelos nossos direitos enquanto cidadãos e trabalhadores. A PLP 257/2016 é uma medida abusiva contra a classe; e o Sintema vai continuar na luta pela categoria, para que essa lei não vigore”, ressaltou o dirigente sindical.
Paralisação – conforme decisão dos classistas, no dia 14 de abril será realizado um ato em frente a Cidade Universitária, UFMA, a partir das 7h da manhã.
O objetivo do movimento é reforçar a luta contra o PLP 257/2016 – que se trata de uma manobra governamental para extinguir serviço público e promover o arrocho salarial. No ato, os trabalhadores também reivindicam o respeito à democracia e se posicionam em desfavor do impeachment.