É muito justo homenagear quem durante muito tempo lutou por si e pelos outros, produzindo e consumindo, participando ativamente da vida econômica e social do país. Os hoje aposentados e pensionistas foram lutadores de outrora que, para além do que se possa pensar, prosseguem dando parcela significativa na luta em defesa dos trabalhadores brasileiros e por uma sociedade melhor.
É muito justo comemorar porque ainda há força e alegria. Força para provar que ainda há muita vida, força para lutar pela garantia das conquistas, e alegria para compartilhar com as novas gerações a experiência e a memória dos anos vividos.
Por isso o Sintema, por meio da gestão “Sindicato é Pra Lutar”, lembra que os aposentados são os trabalhadores de ontem que tanto se doaram e ainda doam pela universidade. A batalha em defesa da manutenção de direitos não tem sido nada fácil, visto que a política de arrocho salarial e retirada de direitos tem sido mais intensa por parte de Governos a cada ano que passa.
Aposentado é quem merece olhar sossegado tudo o que ajudou a construir ao longo da vida – filhos, netos; casas, escolas; praças, parques; avenidas, igrejas; empresas, bancos, estradas. Sobretudo, homens e mulheres, uma nação.
Neste dia muito especial, 24 de janeiro de 2022 – Dia do Aposentado, a Direção do Sintema saúda nossos queridos trabalhadores em Educação pelas conquistas e pela vida bem vivida.
AOS COLEGAS QUE JÁ NOS DEIXARAM
Ao longo dos últimos dois anos, em razão da pandemia que assolou e ainda está presente em nosso dia a dia, a categoria perdeu diversos colegas. No dia 4 de setembro de 2020 perdemos João Deus, associado e secretário de Políticas Sociais da atual gestão do Sintema.
Para além dos últimos meses, nos últimos dez anos diversos companheiros e companheiras que ajudaram a construir não apenas a história da UFMA como também do nosso querido sindicato, nos deixaram um vazio sem igual.
Como exemplo de luta e comprometimento ao nosso SINTEMA, registramos também os 10 anos que nosso ex-diretor Marcos Macedo Amaral nos deixou (in memorian 28.01.2012).
“Aos colegas que integraram e se doaram com afinco ao nosso sindicato fica nossa homenagem, mesmo que já tenham nos deixado, suas ações sempre serão lembradas por todos nós”, ressaltou Ademar Sena, presidente do Sintema.
Imprensa Sintema.