Trabalhadores e Trabalhadoras se unem em defesa da Educação Pública

Os trabalhadores e trabalhadoras da área da Educação Pública do Maranhão, realizam nesta quarta-feira, 24, a partir das 8h, um grande ato no Centro Comercial da Capital, para denunciar os problemas que assolam o ensino público e a falta de valorização dos profissionais de Carreira nas esferas municipal, estadual e federal. A concentração ocorrerá na Praça Deodoro, na escadaria da Biblioteca Benedito Leite.

.

Em greve há mais de um mês, os técnico-administrativos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lutam pela recomposição salarial que alcança mais de 40% de defasagem nos últimos anos; a reestrutuação do Plano de Carreiras, criado em 2005 e atualmente obsoleto; além da revogação de atos normativos expedidos durante os governos Temer e Bolsonaro, que atacam os servidores públicos. Essa luta é comum aos técnico-administrativos que atuam nos Institutos Federais no Maranhão – IFMA´s Monte Castelo e Maracanã.

.

Os professores da UFMA, que também estão em greve desde o último dia 15 de abril,, lutam para eliminar a defasagem salarial do período de 2010 a 2016; pela remuneração integral e isonômica aos integrantes do mesmo nível da carreira; equiparação de benefícios com os servidores do Legislativo e Judiciário, dentre outras pautas importantes.

.

Os profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís, também seguem nessa luta: contra o aumento da jornada de trabalho; por condições de trabalho adequadas, com climatização das escolas e garantia de estrutura física, com atenção para a Educação Especial, com espaços adequados, presença de tutores e cuidadores e políticas específicas que garantam real inclusão dos estudantes; reajuste do adicional de titulação e não-interferência na formação de pós-graduação dos docentes como forma de barrar o recebimento do adicional; realização de concurso público, dentre outros pontos.

Imprensa Sintema

Técnico-administrativos seguem em greve e mobilizados para reunião com Governo Federal