VI CONSINTEMA | Congresso aprova ampliação da base para sindicalizar trabalhadores do IFMA e EBSERH

Encerramento do VI Consintema.

Os delegados e delegados presentes ao VI Congresso Estadual do Sintema – CONSINTEMA, aprovaram, por unanimidade, alteração estatutária do sindicato, que a partir de agora, poderá receber a sindicalização de trabalhadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), e terceirizados permanentes.

A medida levou em consideração, dentre outros, a tendência nacional de ampliação das bases dos sindicatos filiados à Fasubra; a grande procura de trabalhadores destes órgãos junto ao sindicato; existência de trabalhadores em educação no IFMA; e a unificação de pautas de luta com os celetistas da EBSERH, para o fortalecimento da luta no Hospital Universitário.

Cláudio Bezerra conduziu a mesa de Alteração Estatutária.

Para o delegado Cláudio Bezerra, a ampliação da base do Sintema, nesse momento, também é uma estratégia de luta frente ao difícil momento político pelo qual o país atravessa, com a possibilidade de retirada de direitos pelo novo governo. “A partir de agora o SINTEMA vai seguir muito mais forte”, ressaltou.

Delegados atentos às apresentações e debates.

Os delegados também aprovaram a alteração da nomenclatura da Secretaria de Seguridade e Assuntos de Aposentadoria, que passou a se chamar Secretaria de Aposentados e Pensionistas do Sintema; extinguiram o 2º Turno das eleições sindicais; dentre outras mudanças pontuais.

Delegados José Costa contribuiu na construção do Plano de Lutas.

A divulgação de todas as alterações estatutárias e o Plano de Lutas será realizada no site do Sintema, após correção gramatical e registro em cartório dos documentos.

Delegada Sônia Baldez também participou do debate.

Um Grupo de Trabalho (GT) foi criado pelo congresso para discutir e encaminhar para o próximo CONSINTEMA, uma série de sugestões de alterações mais complexas, com o objetivo de modernizar o Estatuto do Sintema. Os delegados Walter Júnior, Ana Paula e Sônia Baldez, foram indicados como primeiros membros desse GT, que terá participação ampliada da base e diretoria do Sintema.

Delegada Ana Paula também participou dos debates sobre alteração estatutária e plano de lutas.

A diretora Sandra Gonçalves agradeceu a presença dos trabalhadores no VI Consintema.

ENCERRAMENTO – Ao final dos trabalhos a coordenadora da comissão organizadora do VI CONSINTEMA e diretora de formação do sindical, Sandra Gonçalves, convocou as lideranças e palestrantes para compor a mesa de encerramento do congresso. “A avaliação é de que fizemos um bom congresso, com delegados e delegadas qualificadas, muito interessados no debate e nos temas apresentados, e que certamente irão multiplicar as deliberações do VI CONSINTEMA. Aproveito a oportunidade para agradecer a Comissão Organizadora do congresso e aos trabalhadores do sindicato pela organização do evento”, finalizou Sandra.

Ademar Sena faz discurso de encerramento do congresso.

O presidente do Sintema, Ademar Sena, agradeceu aos palestrantes, à comissão do estatuto, comissão organizadora do VI CONSINTEMA, aos companheiros de luta de outros sindicatos que prestigiaram o evento, às forças políticas da UFMA, companheiras do HU, à diretoria do Sintema, e a presença de todos os membros do sindicato que participaram ativamente do congresso.

Presidente Sintema.

Quero falar sobre a minha emoção de ter realizado o VI CONSINTEMA, ter cumprido o estatuto do sindicato, que reza sobre a realização de, pelo menos, um congresso em cada gestão. Eu estou encerrando um congresso que foi uma promessa de campanha. Havíamos prometido que iríamos realizar o congresso, e hoje tenho a satisfação de declarar encerrado o congresso, com a certeza de dever cumprido mais uma missão”, declarou Ademar.

CONVOCAÇÃO | Sintema convoca categoria para Assembleia Geral nesta quinta-feira, 19