Confira as ações da Frente Parlamentar pela valorização das universidades federais

Veja os encaminhamentos da Frente Parlamentar pela valorização das universidades federais após a reunião do dia 07 de março, que discutiu a defesa da autonomia universitária e orçamento das instituições federais de ensino. O evento ocorreu na Câmara dos Deputados com participação da FASUBRA Sindical, parlamentares, entidades e associações do movimento educacional.

A Frente Parlamentar pela valorização das universidades federais solicitou uma audiência com o ministro da Educação, José Mendonça Filho e aguarda retorno do ministério. Para fortalecer as instituições federais de ensino, um dos encaminhamentos é a criação de uma campanha junto às Frentes Parlamentares correlacionadas em defesa da Universidade Pública e a incorporação às demais Frentes de universidades estaduais e municipais.

Para revogar a Emenda Constitucional nº 95/16, que congela investimentos em políticas sociais por 20 anos, a Frente propôs a articulação de um projeto de iniciativa popular e a incorporação às mobilizações das entidades representativas das comunidades acadêmicas.

Intensificar a campanha pela nomeação dos reitores, eleitos democraticamente nas Universidades Federais e fomentar a organização de audiências públicas e plenárias por todo país são algumas ações indicadas.

Por fim, a Frente orienta a participação de parlamentares, entidades e associações do movimento educacional na Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018), que acontece de 24 a 26 de maio em Belo Horizonte – MG.

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

SÃO LUÍS | Ato Unificado fortalece a greve dos técnico-administrativos da UFMA