.::. Notícias

Acaba a greve dos Técnico-administrativos em Educação da Ufma



Trabalhadores votam reafirmando o fim da greve.

 

 

Segunda-feira, dia 27 de agosto, os Técnico-administrativos em Educação da Ufma voltam ao trabalho. Depois de 69 dias de greve, a categoria decidiu em assembleia geral realizada dia 24 de agosto, reafirmar a posição já aprovada de finalizar o movimento paredista em virtude do acordo com o Governo Federal.

 


 

A assembleia realizada hoje ocorreu em virtude da necessidade de se analisar a posição dos trabalhadores de todas as universidades em greve país afora. Em relatório encaminhado pelo Comando Nacional de Greve – CNG/Fasubra, 42 universidades disseram SIM ao final da greve; 14 disseram NÃO; houve ainda 01 ABSTENÇÃO e 04 universidades não se manifestaram sobre o tema.

 


 


Ademar Sena repassa os informes nacionais obtidos em Brasília.

 

 

Durante a assembleia, vários trabalhadores se manifestaram avaliando o movimento de greve, os itens do acordo celebrado entre trabalhadores e Governo, entre outros. Ademar Sena, membro do Comando Local de Greve – CLG, que esteve representando a categoria em Brasília de 19 à 24 de agosto, disse que apesar da categoria não ter conseguido conquistar toda a pauta de reivindicações, foi uma vitória importante do movimento.

 


Lúcio Flávio comenta a experiência vivida no CNG/Fasubra.

 

Lúcio Flávio, que também foi representante da categoria no CNG/Fasubra em Brasília, enfatizou a importância de a categoria manter a mobilização em torno das Comissões (racionalização dos cargos, etc.) que discutem o plano de carreiras com o Governo. “Nos próximos quatro meses teremos em âmbito nacional a estruturação das comissões, e por isso, precisamos aprimorar nossa organização também em nível local discutindo a jornada de 30 horas, acúmulo de cargos, entre outros”, comentou Flávio.

 


Cláudio Bezerra: "força e coragem dos trabalhadores deu respaldo ao CNG/Fasubra".

 

Para Cláudio Bezerra, trabalhador da base, a greve foi importante porque mostrou força e coragem à sociedade e ao Governo. “Com nossas mobilizações em nível estadual realizadas em todo o Brasil demos respaldo para o CNG em Brasília conseguir as conquistas que tivemos”, finalizou Bezerra.

 


Emanoel Barros leu um texto de reflexão sobre o movimento e a minuta de acordo entre a Fasubra e o Governo.

 

Emanoel Barros, diretor do Sintema, aproveitou o final da assembleia para entoar versos de um texto saudando todos que se doaram à greve.

 

 

 

Por fim, Mariano Azevedo, presidente do Sintema, destacou a importância da categoria se manter no mesmo nível de organização e mobilização, para que a partir de agora, as Comissões possam fluir em trabalho e avanço nas matérias peculiares a cada uma. “Sindicato somos todos nós, e provamos durante essa que foi a maior greve de todos os tempos, que podemos conquistar muito mais, só depende de nós”, finalizou Mariano.

 

 

 

Segundo Mariano, na próxima semana o Sintema vai buscar se reunir com os membros da Comissão das 30 horas já existente. Além do Sintema, participa da comissão o SINTSPREV-MA (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão) e a UFMA.

 

 

 

Logo em seguida, às 11:30 horas, os Técnico-administrativos em Educação da Ufma se deslocaram para a Sede Náutica da APRUMA (Associação dos Professores da Ufma), para saborear uma deliciosa feijoada servida gratuitamente pelo Sintema, ao som de um contagioso forró pé de serra.

 


Deliciosa feijoada servida aos trabalhadores.

 


Trabalhadores em momento de lazer.

 


Forró pé de serra animou o almoço.

 

 

 

PRINCIPAIS PONTOS DO ACORDO

 

 

O acordo fechado entre o Governo Federal e os trabalhadores prevê a implementação de um reajuste de 15,8% nos próximos três anos. Observe abaixo:

 

 

 

Confira a tabela de evolução salarial e os pontos acordados da titulação e capacitação. Clique aqui!

 

 

 

GREVE, MOMENTO DE LUTA!

 

Ao longo de 69 dias, os trabalhadores estiveram nas trincheiras da luta, buscando não apenas salários, mas sim, dignidade e reconhecimento em suas ações dentro das universidades federais de ensino superior de todo o Brasil.

 

 

Através do Comando Local de Greve – CLG/Sintema, que se instituiu no dia 19 de junho, a categoria desenvolveu diversas atividades que tiveram, entre outros, o intuito de fazer ecoar junto a comunidade universitária e a sociedade em geral, a pauta de reivindicações do movimento.

 

 

Carros de som foram alugados para divulgar e convocar; tendas armadas foram o abrigo dos trabalhadores durante os acampamentos de greve; informativos com conteúdos diversificados foram impressos e distribuídos, totalizando mais de 20 mil entregues a população.

 

 

Caminhadas pelos locais de trabalho para alertar os trabalhadores sobre a importância da adesão ao movimento foram atividades quase que diárias. Como forma de contribuir com a interação dos servidores durante as mobilizações e as assembleias, o CLG/Sintema disponibilizava café da manhã repleto de frutas, pães, bolos, sucos e o tradicional cafezinho preto. A estratégia funcionou!

 

 

Para o vice-presidente do Sintema, Domingos Ferreira, a mobilização, participação e adesão da categoria nessa greve foi das maiores e mais intensas já vistas nos últimos anos. “Muitos servidores entenderam a importância do momento, por isso, conseguimos nesse final, obter ganhos importantes para todo o conjunto dos trabalhadores”, comentou Domingos.

 

 

TRABALHADORES NO CNG/FASUBRA

 

 

Cinco trabalhadores da base representaram a categoria no Comando Nacional de Greve – CNG em Brasília. Durante os dias passados na capital federal, estes servidores se doaram em corpo e alma para fortalecer o movimento e enviar informações precisas do cenário vivido em torno das negociações.

 

 

O CLG/Sintema não poupou esforços para custear a estadia destes trabalhadores em Brasília, já que as maiores decisões do movimento são tomadas e aprovadas através do CNG/Fasubra.

 

 

Sônia Baldez e Sandra Gonçalves – representaram a categoria no CNG de 09 de julho a 05 de agosto; já Lúcio Flávio e Raimundo Lago estiveram participando do CNG/Fasubra de 06 a 18 de agosto; por fim, Ademar Sena foi o último representante dos Técnico-administrativos da Ufma na cidade de Brasília, de 19 a 24 de agosto.

 

 

 

 

Fonte: Imprensa Sintema



Comentários (1)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: