
A nova diretoria do SINTEMA, gestão “Unidade e Trabalho”, tomou posse neste domingo (27) em solenidade realizada na sede recreativa da Associação dos Servidores da UFMA (ASSUMA), com a participação de lideranças sindicais, trabalhadores de base e membros da administração universitária.
.
Durante a abertura, o agora ex-presidente Ademar Sena, fez um balanço de sua gestão à frente da entidade, citando os desafios postos pela pandemia. “Superamos as dificuldades a partir de muito diálogo com a categoria, com a administração da UFMA e a sociedade em geral. Todo o trabalho que fizemos está disponível para consulta em nosso site e nas redes sociais do sindicato”, informou Ademar se despedindo da Presidência.
.
O professor Natalino Salgado Filho, reitor da UFMA, ressaltou a importância e representação do SINTEMA no âmbito da universidade, além das conquistas obtidas ao longo de suas administrações, a exemplo da ampliação da participação dos técnico-administrativos para todos os conselhos da universidade, a disponibilização de um espaço dentro da Cidade Universitária para o sindicato ficar mais próximo de sua base, além da autonomia para os campus do interior votarem e elegerem seus diretores, dentre outros. “O Sintema é propositivo, um sindicato de diálogo e atuante na defesa dos seus representados, meus parabéns na pessoa da nossa querida Sandra Ferreira, a nova vice-presidente da entidade”, parabenizou.

.
Antonio Carlos Leal, presidente da ASSUMA, discorreu sobre a finalidade das entidades representativas da universidade, e destacou que tanto a ASSUMA quanto o SINTEMA buscam desenvolver o melhor trabalho em prol dos trabalhadores, uma na linha recreativa e a outra no âmbito de luta sindical. “As duas entidades são parceiras, por isso desejamos sucesso para a nova Direção do Sintema”, pontuou.
.
O dirigente sindical e ex-deputado estadual Fernando Furtado, representou a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Maranhão. Ele lembrou que a nova diretoria tem larga experiência na luta sindical, e somada às novas lideranças, fará um excelente trabalho nesse novo momento que o Brasil vive com a eleição do presidente Lula e reabertura de diálogo do Governo com os trabalhadores.
.
POSSE
.
O presidente da Comissão Eleitoral, Gerson Silva, deu início à posse da nova Direção Sindical convocando os membros da chapa vencedora. Ao final, passou a palavra para o novo presidente, Mariano Azevedo, que listou alguns dos desafios que a sua gestão enfrentará no próximo período.
.
O sindicalista agradeceu à categoria pela confiança depositada nessa nova Direção, e disse que esse grupo, unido, não vai medir esforços para seguir lutando em defesa da categoria. “A luta da entidade terá com foco a retomada de direitos e a mobilização da categoria. Estaremos inseridos nesse novo momento nacional de diálogo com o Governo Federal, em busca de um novo Plano de Carreiras”, ressaltou.

Mariano também afirmou que o Sintema vai fortalecer a luta pelo arquivamento definitivo dos projetos de lei que atacam os direitos dos trabalhadores, em especial a PEC 32/2020, e que vai estreitar, ainda mais, os laços de parceria institucional com a administração da Universidade, para ações e projetos que beneficiem a categoria.
.
Participaram da solenidade, o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Marques; os pró-reitores Fernando de Carvalho Silva (AGEUFMA); e Marília Viana (PROGEP); Leonardo Soares (Assistencia Estudantil); Arkley Bandeira (superintendente de Representação Institucional); Anilton Maia (superintendente de Tecnologia da Informação); Júlio Guterres, assessor especial do Governo do Maranhão; Hildinete Pinheiro, liderança da base dos professores estaduais; e o assessor jurídico do sintema, o advogado Glaydson Rodrigues.
.
Conheça a nova Direção do Sintema – quadriênio 2022/2026:

.
Imprensa Sintema.
