Movimentos sociais: seguem mobilizações e lutas anticapitalistas para 2012



 

Para o ano de 2012, com o agravamento da crise global do capitalismo, que cada vez mais penaliza a classe trabalhadora com a adoção de medidas de austeridade que geram desemprego, redução de salários, retirada de direitos e aumento da pobreza. Os movimentos sociais que atuam no FSM reafirmam os eixos de lutas definidos na última assembléia global realizada em Dakar no Senegal em fevereiro de 2011 e convocam nova assembléia para o dia 28 de janeiro, em Porto Alegre, por ocasião do Fórum temático Crise do capitalismo, justiça social e ambiental e o Fórum Social Palestina Livre para 29 de novembro de 2012, também em Porto Alegre.

 

Luta contra as Transnacionais;

Luta pela justiça climática e pela soberania alimentar;

Luta para banir a violência contra a mulher;

Luta pela paz e contra a guerra, o colonialismo, as ocupações e a militarização de nossos territórios;

Neste momento crucial da história onde o capitalismo golpeado pelo próprio capitalismo financeiro, utiliza medidas desesperadas para salvar o sistema que gerou a própria crise, testemunhamos praticamente a derrubada de chefes de estado como Itália e Grécia, revelando a intervenção política do capital financeiro representado pelo FMI. A regra é a mesma aplicada nos países da América Latina nos anos 1990 durante os governos neoliberais, “Medidas de Austeridade” nada além de fazer com que os estados cortem investimentos em políticas sociais, retirada de direitos, redução de salários e aumento da jornada de trabalho. Como sabemos estas medidas aumentam a pobreza, geram tensões sociais e a criminalização dos movimentos sociais, beneficiando exclusivamente as multinacionais e o sistema financeiro que em tempos de crise ampliam seus ganhos.

É por estas razões que afirmamos A CLASSE TRABALHADORA NÃO PODE PAGAR PELA CRISE!” e a ferramenta mais eficiente de luta dos movimentos sociais segue sendo a mobilização e por isso já em janeiro de 2012, estamos convocando a Assembléia dos Movimentos Sociais, para iniciar o ano de 2012 acordando entre os movimentos sociais jornadas unitárias de luta e denúncia do capitalismo.

Ponto central na agenda de lutas dos Movimentos Sociais para 2012 será a solidariedade com o Povo Palestino e pela primeira vez estaremos reunindo as muitas frentes, campanhas, movimentos e organizações que fazem a solidariedade ao Povo Palestino em um mesmo espaço de tempo e lugar. Será lindo visualizar esta união global pela solidariedade e paz ao Povo Palestino que sofre violações diárias patrocinadas pelo Governo israelense submisso aos interesses imperialistas do norte. O Fórum Social Palestina Livre, convocado para 29 de novembro de 2012, será em Porto Alegre em razão da grande presença da comunidade árabe na região e o simbolismo dos fóruns de Porto Alegre, podem irradiar esta forte energia de solidariedade para o mundo. Se espera ainda fortalecer a articulação Latino americana das frentes de solidariedade ao Povo Palestino.

Neste processo os partidos de esquerda representados pelo Foro de São Paulo tem forte atuação e importante papel na articulação do encontro de Chefes de Estado do Sul Global, em especial América Latina e Central que tem mostrado ao mundo que é possível enfrentar e superar a atual crise sem penalizar o povo trabalhador e os mais pobres. Medidas como o fortalecimento do mercado interno, elevação de salários, forte investimento em obras públicas de infra-estrutura e políticas sociais de combate a fome e a miséria são eficazes para alavancar a economia real. Esta experiência precisa ser fortalecida e irradiada para outros continentes que infelizmente manipulados pelos monopólios da Mídia Conservadora, tem optado por saídas conservadoras o que sabemos vai somente agravar a crise e ampliar ganhos das corporações.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

UFMA divulga edital para eleição da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Técnicos-Administrativos