Na última quinta-feira, dia 19, o Sintema realizou a última assembleia geral de escolha de delegados ao XXIII Congresso da Fasubra – CONFASUBRA no interior do Estado. Os trabalhadores em educação do Campus de Pinheiro receberam os dirigentes do Sintema para o ato que transcorreu a partir das 14h.
O presidente Ademar Sena e o diretor sindical Valmili Nina se deslocaram até o campus de Pinheiro, acompanhados do trabalhador de base, Marco Antonio, onde realizaram, assembleia geral para a escolha de delegados.
O dirigente sindical, Rivelino, trabalhador lotado em Pinheiro, também participou do ato. “O encontro do Sintema aqui foi muito produtivo, uma preparação para um evento tão importante quanto é o CONFASUBRA. Esperamos que o Sindicato venha mais vezes por aqui para mantermos os laços de debate com os trabalhadores lotados em Pinheiro”, ressaltou.
SÃO LUIS – Nesta terça-feira, dia 24, as assembleias serão encerradas em São Luís, às 9 horas no auditório Ribamar Carvalho, Área de Vivência, UFMA. Todos os trabalhadores em educação estão convocados a participar! Não fique de fora!
EDITAL DE CONVOCAÇÃO – O Sintema publicou, na edição do último dia 26 de março, do Jornal O Estado do Maranhão, o Edital de Convocação para Assembleias Gerais de Escolha de Delegados ao XXIII Congresso da Fasubra – CONFASUBRA.
CONFASUBRA – O Congresso Nacional é a instância máxima de deliberação da FASUBRA Sindical. Acontece, ordinariamente, a cada 02 (dois) anos e extraordinariamente, desde que convocado por 2/3 (dois terços) da Plenária Nacional Geral. O Congresso Nacional só poderá se instalar com a presença de delegações de no mínimo metade das entidades filiadas. Esta será a 23ª edição do Congresso Nacional da FASUBRA Sindical (CONFASUBRA). Durante seis dias, os trabalhadores em educação organizarão a luta da categoria para o biênio 2018/2019, definindo o plano de lutas. De acordo com a FASUBRA, são esperados cerca de 1.500 delegados representando cerca de 50 entidades de base filiadas.
Compete ao CONFASUBRA, discutir e deliberar sobre todo e qualquer assunto constante da pauta aprovada no início de seus trabalhos; estabelecer as diretrizes para a execução dos objetivos previstos na representação sindical dos trabalhadores; aprovar alterações no presente Estatuto e o Regimento das Eleições, bem como as respectivas deliberações; avaliar a realidade da categoria e a situação política, econômica, social e cultural do país, definindo a linha de ação da Federação; deliberar quanto à filiação da FASUBRA Sindical a confederações e centrais sindicais, dentre outros.
Por ser a instância máxima de discussão e deliberação dos trabalhadores em educação de todo o Brasil, a diretoria do Sintema conclama os trabalhadores da UFMA para participação nas assembleias gerais de escolha dos delegados que representarão a categoria no evento. «É de extrema importância a participação do maior número de trabalhadores nas assembleias, pois de lá saírão os nossos representantes no Congresso», ressalta o presidente do Sintema, Ademar Sena de Carvalho.
TESES – As teses e o regimento do congresso já estão disponíveis nos sites da Fasubra e Sintema. O documento contém propostas de alcance nacional, sobre aspectos relevantes em nível local, estadual e internacional. Ao todo serão apresentadas pelos grupos nove proposições para defesa e discussão.
DISCUSSÃO PRINCIPAL – Na mesa central serão discutidos temas como a conjuntura nacional e internacional, Educação, o Projeto Universidade Cidadã e Hospitais Universitários, opressões (mulheres, LGBT, raça e etnia). A alteração estatutária e prestação de contas também serão apresentados. Após, ocorre a eleição da Direção Nacional e Conselho Fiscal.
MESAS TEMÁTICAS – Os temas específicos para discussão durante o congresso serão a organização e estrutura Sindical, as relações de trabalho, 100 anos da Revolução Russa e da primeira greve geral no Brasil (1917), assuntos de aposentadoria e aposentados (as). A comunicação contra hegemônica, universidades estaduais e municipais, raça e etnia, mulheres, LGBT e hospitais universitários (HUs) também serão discutidos.
Confira, abaixo, o edital publicado na imprensa:




