Ademar Sena, presidente do Sintema, fala durante assembleia geral da categoria.
O presidente do Sintema, Ademar Sena de Carvalho, agradeceu a participação dos trabalhadores e trabalhadoras em educação da UFMA no XXIII Congresso da Fasubra – realizado na cidade de Poços de Caldas (MG), no período de 6 a 11 de maio. A categoria participou do evento com 16 delegados e 2 observadores.
Parte da delegação maranhense durante o congresso.
Ademar Sena ressaltou a ativa participação dos trabalhadores maranhenses em todos os grupos de trabalho do congresso, o que ocorreu, segundo o sindicalista, independente da corrente política e tese defendida pelos delegados. “A nossa participação neste congresso demonstrou o amadurecimento da categoria em todas as suas visões políticas, e que o caminho das conquistas deve ser trilhado com união, apesar das diferenças que ficam mais expostas em período eleitorais”, frisou Sena.
Conselho Fiscal da Fasubra presta contas durante congresso.
O presidente do Sintema, que também integrava o Conselho Fiscal da federação, participou da mesa de Prestação de Contas da Fasubra. “Agradecemos na oportunidade, a confiança depositada pela federação, CTB, direção do Sintema e trabalhadores de base, em nosso nome para atuar como conselheiro ao longo dos últimos anos, e saímos com o sentimento de missão cumprida”, finalizou.
Congresso reuniu delegados de todo o país.
Dentre os delegados participantes, três trabalhadores dos campi do continente participaram pela primeira vez do Confasubra. Dinalva Pereira Gonçalves, de Pinheiro, destacou que foi uma experiência ímpar. “Apesar de ser sindicalizada desde 2010, pela primeira vez tive a oportunidade de participar de um debate em nível nacional, além de ver o quão importante é a atuação dos sindicatos na defesa dos interesses da nossa categoria de técnicos educacionais, e o que me chamou a atenção, foi a necessidade de buscar e formar as bases, pois somente dessa forma conseguiremos ter uma classe consciente, unida e que lute verdadeiramente por seus direitos, saindo da condição de meros expectadores para sujeitos ativos do processo”, frisou.
Já para o TAE Wesley de Oliveira Carneiro, de Imperatriz, que também participou pela primeira vez do evento, o Confasubra foi uma experiência importante, sendo uma abertura para a luta sindical e a busca por direitos para a categoria dos TAE’s. “O congresso em si foi um avanço no campo democrático e popular com a retomada das condições objetivas para a condução da FASUBRA e fortalecimento do movimento sindical e resistência contra o golpe. Por fim, parabenizo o Sintema pela organização da caravana do Maranhão e a preocupação dispensada pelo sindicato com todos os participantes, e nossa união em trabalhar em prol das nossas lutas”, pontuou Carneiro.
Paulo Sérgio, trabalhador do campus Chapadinha, também esteve presente no XXIII Confasubra.
Parte da delegação maranhense durante o congresso.
Participaram, também, do congresso:
ADEMAR SENA DE CARVALHO
MARIA CÉLIA PEREIRA SEGADILHA
JOSÉ JORGE MENDES
MARIA CLARA DE SOUSA
SANDRA MARIA FERREIRA GONÇALVES
VALMILI ARAÚJO NINA
CLÁUDIO DE SOUSA BEZERRA
ANA MARY LUSO SILVA
SONIA MARIA BALDEZ
MARY LOURDES MUNIZ FERREIRA CANTANHEDE
MARIA DE FATIMA MATOS MUNIZ
ANA PAULA DE ALBUQUERQUE MARTINS
WALTER DE CARVALHO JUNIOR
Observadores:
JOÃO BATISTA JANSEN
LUCIDALVA DE ANDRADE RIBEIRO DA SILVA
CONFASUBRA – O Sintema aguarda a publicação, pela FASUBRA, da resolução final, plano de lutas, dentre outros, aprovados durante o Congresso e da composição da Nova Direção Nacional da federação para marcar uma assembleia geral, momento que todas as informações do congresso serão repassadas aos trabalhadores, pela diretoria do sindicato e delgados e delegadas participantes.
Imprensa Sintema.





