POSSE | Diretora do Sintema é empossada no Conselho Municipal de Assistência Social



À esquerda, Graça Barros com demais conselheiros, e o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro.

A diretora da Secretaria da Mulher do Sintema, sindicalista Graças Barros, foi empossada na manhã desta terça-feira (24) como conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para o biênio 2018-2020. Durante o evento, quarenta novos conselheiros, entre titulares e suplentes, representantes da sociedade civil e do poder público foram empossados durante evento promovido pela Prefeitura de São Luís e pelo CMAS.

O presidente e a secretária-geral do sindicato, Ademar Sena e Célia Segadilha, prestigiaram a cerimônia de posse. “É mais um espaço político e de elaboração de políticas públicas fundamentais para o avanço da sociedade, por isso, a nossa diretora e a categoria como um todo tem os nossos parabéns”, ressaltou Sena.

 

A diretora empossada no CMAS frisou que a participação de sindicalistas no conselho é de relevada importância para os movimentos sociais, visto que é o local destinado à discussão de políticas públicas que vão de encontro às pessoas da sociedade que mais necessitam da presença do Estado em suas vidas”, pontuou Graça Barros.

Para a sindicalista, é mais que um cargo, é ser parte do controle social das políticas propostas pelos conselhos e implementadas pelos governantes.

A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande, também considerou as dificuldades do cenário nacional como um dos desafios a ser superado. “O cenário político nacional nos exige uma articulação muito maior, pois o repasse aos municípios despencou nos últimos anos. Então, precisamos nos organizar, nos unificar e somar forças para enfrentar os desafios e executar essa missão de avançar ainda mais no desenvolvimento das políticas públicas na área da assistência social”, disse.

O Conselho Municipal de Assistência Social tem a função de acompanhar, avaliar e fiscalizar a execução da política de assistência social na capital e também de fazer o acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos municipais e da gestão financeira. É composto por representantes governamentais – servidores que representam a Prefeitura e que atuam nas secretarias – e pela sociedade civil, por meio de entidades sociais que prestam serviços e defendem usuários e trabalhadores assistencialistas.

O vice-prefeito Júlio Pinheiro também participou do evento representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

 

Imprensa Sintema com informações da Agência São Luís.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Luta sindical impulsiona conquistas para técnico-administrativos da UFMA