Trabalhadores técnicos em educação (UFMA/IFMA) participaram nesta terça-feira, 4, do “I Seminário sobre os 12 anos do PCCTAE: avanços, possibilidades e limites da carreira”, realizado pelo Sinasefe e Sintema, no auditório do IFMA Monte Castelo.
O Seminário faz parte da resistência das entidades sindicais frente aos ataques aos direitos dos TAE, desferidos com a revogação do instrumento que, segundo o PCCTAE, regulamentava os cargos. O evento aconteceu das 8h às 17h, com a realização de mesas de debates compostas por lideranças sindicais.
O palestrante Aliomar Silva (IFE-SC), e o convidado do Sintema, Paulo Henrique dos Santos (UFU-Uberlândia), trataram dos 12 anos do PCCTAE, realizando um resgate histórico, as possibilidades e os limites da carreira dos técnicos em educação, esclarecendo pontos específicos e mudanças na legislação que afetam a carreira.
Eles também participaram da mesa que discutiu a evolução legal e alterações no PCCTAE; legalidade, importância e estrutura da CIS/CNS; jornada de trabalho e ponto eletrônico.
A última mesa de debates discutiu o desenvolvimento na carreira – qualificação e capacitação (Decreto 5.824), Portaria nº 9/2006, Plano Nacional de Desenvolvimento do PCCTAE e Racionalização dos cargos.
Para o presidente do SIntema, Ademar Sena, o encontro serviu para chamar atenção da categoria sobre a importância de tomar conhecimento e acompanhar as alterações que podem afetar sua carreira. “Precisamos de mais eventos desse tipo, que esclareçam aos trabalhadores questões específicas de acompanhamento da carreira, ajudando a evitar que aceitem mudanças que nos prejudiquem”, avalia.
