A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) apresenta a proposta de Modernização Acadêmica e Administrativa, elaborada para enfrentar desafios e promover a eficiência e a qualidade dos serviços educacionais. A proposta está alinhada com as melhores práticas globais e busca responder às demandas sociais e econômicas, valorizando a inclusão, a pluralidade e a redução das desigualdades.
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Estruturada em cinco eixos principais, a proposta visa integrar ensino, pesquisa, extensão e gestão, promovendo um ambiente acadêmico inclusivo e eficiente.
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O primeiro eixo, “Criação e Reestruturação de Setores Acadêmicos e Administrativos”, propõe estabelecer novos setores e reorganizar os existentes. Essa ação busca atender demandas por inclusão e diversidade, além de otimizar processos, promover decisões participativas e garantir uma gestão transparente e eficaz. A reestruturação administrativa visa eliminar redundâncias, modernizar processos e fortalecer a governança institucional.
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O segundo eixo, “Política de Qualidade dos Cursos de Graduação (QUALIGRAD)”, é inspirado no Programa de Qualidade da Pós-Graduação (PROQUALI), que alcançou avanços significativos na UFMA. O QUALIGRAD propõe diagnósticos individualizados por curso, definição de indicadores de qualidade, revisão curricular e capacitação continuada de docentes. A proposta busca integrar gestão administrativa e pedagógica, assegurando excelência acadêmica e consolidando a UFMA como referência nacional e internacional.
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O terceiro eixo aborda “Adequações Orçamentárias para Atender às Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão”. Este eixo prioriza a alocação eficiente de recursos financeiros, reduzindo desigualdades entre unidades acadêmicas e promovendo um modelo gerencial orientado à qualidade e eficiência. Busca garantir uma distribuição equilibrada de recursos, considerando as especificidades de cada unidade acadêmica.
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O quarto eixo, “Melhoria da Política Institucional de Assistência Estudantil”, foca na permanência e no sucesso dos estudantes. A proposta reforça políticas de apoio financeiro, psicológico e acadêmico, além de priorizar segurança alimentar. Esse eixo visa reduzir taxas de evasão e retenção, garantindo que os estudantes tenham condições adequadas para concluir seus estudos.
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O quinto eixo trata da “Padronização das Subunidades Acadêmicas”. Ele busca estabelecer modelos estruturais isonômicos para os cursos de graduação nos Câmpus de São Luís e do interior, promovendo uniformidade administrativa e acadêmica. A padronização inclui a adoção de sistemas integrados de gestão, assegurando
diretrizes comuns e padrões de qualidade em toda a instituição.
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A proposta também enfatiza a modernização de infraestruturas físicas e tecnológicas, com melhorias em laboratórios, salas de aula e espaços de acolhimento, além de integrar novas tecnologias nos processos administrativos para aumentar a eficiência e reduzir a burocracia. A estratégia visa transformar a UFMA em um modelo de excelência acadêmica e administrativa, preparando-a para os desafios futuros.
Por meio da consulta pública, a UFMA busca engajamento da comunidade acadêmica e a sociedade civil para aperfeiçoar e implementar este plano estratégico, que visa consolidar uma universidade de mais qualidade, inclusiva, dinâmica e inovadora, promovendo a formação ética, crítica e humanizada de seus discentes.
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Fonte: Gov.BR