Presidente do Sintema, Mariano Azevedo, durante a assembleia geral de hoje (21).[/caption]
Na manhã desta quarta-feira (21), os trabalhadores em educação participaram de assembleia geral no auditório central da UFMA, oportunidade em que avaliaram o acordo celebrado entre a categoria e o Governo Federal.
O aspecto geral do movimento grevista também foi pautado durante o evento. Mariano Azevedo e Miguel Barbosa, formaram a mesa de trabalhos, acompanhados do assessor jurídico da entidade, Dr. Glaydson Rodrigues.
[caption id="attachment_6734" align="alignnone" width="471"]
Asssessor Jurídico do Sintema, Glaydson Rodrigues, abordando os pontos do acordo de greve.[/caption]
O advogado explicitou em âmbito jurídico todos os pontos do acordo assinalado: percentual de step; tabela de auxílios e suas implicações nos proventos; reposição de parte das perdas na estruturação dos vencimentos de cada cargo e; itens como capacitação (por mestrado e doutorado feitos no exterior), etc. Em seguida, os trabalhadores puderam realizar perguntas e obter esclarecimentos sobre os temas abordados.
[caption id="attachment_6735" align="alignnone" width="474"]
Servidora Maria da Conceição Santos Silva, participa com perguntas ao advogado, durante assembleia.[/caption]
Logo após, foram realizadas considerações pertinentes ao tema de avaliação do movimento grevista. A perspectiva de que a greve foi vitoriosa, mesmo frente às adversidades impostas pelas medidas de ajuste fiscal do Governo Dilma, que atacam em demasia a classe trabalhadora, e criam no país um cenário de incerteza para a educação pública, que sofre cortes incisivos de verbas, foram destacados pelos trabalhadores em suas avaliações.
Para o presidente do Sintema, a grande vitória de fato do movimento foi a superação numa greve tão extensa, mais de 4 meses, a luta e a união dos trabalhadores em torno de uma pauta específica. “O acordo não foi bom, foi ruim, mas nos favoreceu na manutenção da unidade da categoria e reduziu o nível de perdas (que seriam maiores caso não houvesse acordo) que os servidores vêm acumulando ao longo dos últimos anos”, disse Mariano Azevedo.
Ao final foram relatados alguns casos de tentativa de assédio moral por parte de algumas chefias. Os trabalhadores foram orientados a procurar o Sintema para denunciar quaisquer casos dessa natureza, e ao mesmo tempo, fazer a denúncia na Ouvidoria da UFMA (clique aqui e saiba mais sobre a Ouvidoria da UFMA).
As denúncias serão investigadas pelo sindicato, e caso comprovadas as agressões de assédio moral, serão levadas aos órgãos competentes para apuração e punição do autores.
INFORMES
Antes dos temas debatidos, os trabalhadores ouviram os informes repassados pelos membros da mesa.
– A AAUFMA realizará um Jantar Dançante em comemoração ao Dia do Professor, Aniversário da UFMA e Dia do Servidor Público, no próximo dia 30 de outubro;
– Foi lida a Moção de Repúdio contra o Machismo na UFMA e Solidariedade às Mulheres aprovada durante a assembleia geral do dia 8 de outubro de 2015;
– O Sintema divulgará a data do Seminário de Formação Sindical para a categoria, na próxima assembleia geral;
– O Sintema divulgará a data do VI CONSINTEMA (Congresso Estadual do Sintema), na próxima assembleia geral da categoria;
– O Sintema vai estudar a possibilidade de realizar um Seminário sobre o PCCTAE;
– O Sintema aguarda a posse da nova reitora para solicitar uma reunião desta com a Direção Sindical;
– Foi montada uma Comissão de trabalhadores (Graça Ferro, Sônia Baldez e José Manoel Mendes Paiva) para atuar juntamente com a Direção do sindicato, na discussão com a reitoria sobre o aumento dos valores cobrados no Restaurante Universitário – RU;
– O Sintema vai se reunir com a PRH/UFMA, para obter informações oficiais sobre o edital de remoção lançado pela universidade, para se posicionar sobre o caso.
Imprensa Sintema.
