Na manhã desta segunda-feira, 25, na entrada principal da Cidade Universitária Dom Delgado (campus do bacanga), os trabalhadores em Educação da UFMA fizeram o maior ato de mobilização desde o início da greve geral no último dia 18. Com cartazes, faixas e palavras de ordem em carro de som, os técnico-administrativos distribuíram uma Carta Aberta à comunidade que adentrava a universidade, solicitando apoio ao movimento, que é nacional e já ocasionou a paralisação das atividades em 59 universidades e quatro institutos federais.
.
Durante a mobilização, os trabalhadores se reuniam na frente do pórtico da universidade e fechavam por alguns minutos o acesso à UFMA, liberando posteriormente a entrada do público. “Nesse movimento conseguimos o nosso objetivo que chamar a atenção da sociedade para a nossa luta em defesa de melhorias nas universidades, na Educação Pública, e também, pela correção do piso salarial da categoria, que já acumula perdas inflacionárias de 50% nos últimos anos”, disse Emme Caldas, assistente em Administração lotada no CCH.
.
O Ato organizado pelo Comando Local de Greve/SINTEMA, também conseguiu chamar a atenção dos principais veículos de Imprensa do Maranhão, a exemplo das afiliadas Rede Globo, TV Record, Band e SBT, além da Rádio Mirante, e acabou sendo o assunto mais divulgado e falado do desta segunda (25) em todo o Estado.
.
A integrante do CLG e vice-presidente do SINTEMA, Sandra Ferreira, elogiou a participação dos colegas e das colegas que estiveram na entrada da UFMA, demonstrando a força e união do movimento grevista. “A nossa greve está crescendo e alcançando os trabalhadores de todos os setores da universidade, que estão entendendo a importância de defender a nossa Carreira”, avaliou.
.
Os trabalhadores também realizaram mobilizações nos principais campus da UFMA localizados no interior do Estado. Os TAES, como são conhecidos, protestaram em Pinheiro, Balsas, Bacabal, Codó, São Bernardo, Chapadinha e Imperatriz.
.
MOBILIZAÇÃO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
.
Nesta terça (26), os trabalhadores vão realizar mais um ato de mobilização, dessa vez, na entrada principal do Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA), com objetivo de alertar a sociedade sobre os seguidos cortes de orçamento que a universidade vem sofrendo, que atingem o sistema público de saúde. Na oportunidade, os trabalhadores também divulgarão a pauta reivindicatória da categoria, que cobra a reposição salarial e a reestruturação do Plano de Carreiras dos trabalhadores em Educação.
.
ASSEMBLEIA GERAL
.
Ao final da mobilização na entrada da UFMA, os trabalhadores decidiram realizar, após o feriado, uma Assembleia Geral para traçar os próximos passos da greve. Desse modo, a Assembleia Geral será realizada no Hall do prédio Castelão/UFMA, na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, às 9h em primeira chamada, e 9h30 em segunda chamada, com a seguinte pauta: Calendário de Greve e Ações de Mobilização, e outros assuntos.
.
Imprensa SINTEMA