Em assembleia geral nesta quinta-feira, 10/10, a categoria decidiu não realizar paralisação de advertência prevista nos dias 15 e 16 de outubro, avaliando que após os esclarecimentos feitos pelo Governo Federal à FASUBRA, os termos do acordo de greve estão sendo encaminhados. Nos últimos informes repassados, a federação tranquilizou os trabalhadores e trabalhadoras quanto ao andamento das demandas.
Apesar da suspensão, a categoria avaliou que é momento de manter todas e todos mobilizados, principalmente para acompanhar as discussões, debates e encaminhamentos sobre o RSC – Reconhecimento de Saberes e Competências, a ser instituído para os técnicos e técnicas. Sobre esse assunto, vários trabalhadores se manifestaram, Lúcio Flávio, Ademar Sena, Sandra Ferreira, Walter Júnior, dentre outros puderam falar, inclusive, por meio de videoconferência, que oportunizou a participação da categoria que atua nos Campi do Continente.
O presidente do SINTEMA, Mariano Azevedo, avaliou de forma positiva os encaminhamentos da categoria, e disse que em breve vai marcar uma próxima assembleia para tratar especificamente do RSC, para que os trabalhadores e trabalhadoras se envolvam com a discussão sobre esse tema. “Vamos contatar a federação em Brasília, e vamos tentar trazer alguém do movimento nacional para contribuir com o debate”, pontuou.
PDG NA UFMA
A assembleia também discutiu sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).O momento contou com as presenças de representantes da administração universitária para apresentação das mudanças e esclarecimento de dúvidas.
Participaram pela universidade, a presidente da Comissão de Implantação e Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho, Graziela Augusta Beltrão; e a diretora de Gestão de Pessoas da UFMA, Ana Carla Araújo Arruda.
Atualmente, o PGD é realidade para diversos técnicos e técnicas da universidade, que se traduz como uma ferramenta de gestão que substitui o controle de pontualidade e assiduidade dos participantes por um controle de entregas e resultados. O monitoramento é feito por um sistema informatizado, que permite mensurar os resultados alcançados.