Se na FASUBRA Outubro foi o mês cor-de-rosa, por conta do apoio da federação à Campanha Outubro Rosa – de combate ao câncer de mama -, Novembro é de incentivo total para que todos os homens, principalmente os técnico-administrativos das IFES, participem da Campanha Novembro Azul, que tem no sábado (17), o ponto central, pois é quando se realiza em todo o mundo o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
A campanha serve de alerta e tem por objetivo incentivar homens com idade a partir de 50 anos, a procurar os postos de saúde, para realizarem os exames de rotina e precaverem-se contra a doença. Isso porque, quando diagnosticado logo no início, os riscos de morte da pessoa já acometida pelo câncer são bastante reduzidos.
O câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, é o segundo que mais atinge os homens, sendo superado apenas pelo câncer de pele e ocupa a sexta posição entre os cânceres que se manifestam no sexo masculino, sendo responsável por 10% do total de casos registrados no planeta.
O que é – Esse tipo de câncer gera um tumor na glândula próstata que integra o aparelho reprodutor masculino e é responsável pelo armazenamento do fluído seminal.
Prevenção – Médicos especialistas apontam como formas de prevenção que os homens tenham uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com baixo teor de gordura, mantenham o hábito de fazer atividades físicas diariamente, permaneçam com peso proporcional à altura e abdiquem do fumo e do álcool.
Sintomas – Uma das razões pelas quais as campanhas contra o câncer de próstata existem é que ele é uma doença silenciosa, cujo tumor cresce até certo ponto sem sintomas. Somente em estágios mais avançados, o paciente pode sentir dificuldades para urinar, ter a sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada e detectar a presença de sangue na urina.
Exames – Considerada uma doença da terceira idade, pois mais de três quartos dos casos acometem homens com idade superior a 65 anos, o câncer de próstata normalmente demora a ser diagnosticado por conta da reserva (preconceito) que a população masculina tem com relação ao exame de toque retal.
Esse é o exame mais eficiente para detectar a doença, principalmente quando aliado ao exame de sangue específico (PSA,) que identifica a presença de uma proteína produzida na próstata, e que seria o indicativo de que a pessoa desenvolve o câncer.
Tratamento – Caso seja realmente constatado, o câncer de próstata pode ser tratado por meio de radioterapia, cirurgia e até mesmo tratamento hormonal. Quando já está em fase metastática (tendo se expandido para outras partes do corpo), a forma de tratamento envolvida é a terapia hormonal.
Próstata – Apróstata é uma glândula masculina localizada na parte baixa do abdômen, cuja forma assemelha-se à de uma maça, localizando-se abaixo da bexiga e à frente do reto.
Para que o homem se previna contra a doença, a Sociedade Brasileira de Urologia aconselha que todos os homens, com idade superior a 45 anos (se constatado casos da doença na família), façam o exame uma vez a cada ano, com exigência de que o médico realize o toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Assim, homens e mulheres, que formam os Técnico-administrativos das IFES, entrem na luta da FASUBRA que apoia inteiramente a Campanha Novembro Azul e incentive, recomende os cuidados preventivos que se deve adotar contra a doença. Afinal, na vida nada é mais importante que a saúde.
____________________________________________________________________________________
Fonte: www.fasubra.org.br
Por: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical