A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aderiu à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que está vinculada ao Ministério da Educação.
A empresa é totalmente controlada pela União , e tem por finalidade prestar serviços gratuitos de assistência à saúde aos usuários do sistema único de saúde, o SUS, e poderá solucionar a situação precária em hospitais universitários.
Atualmente, no Brasil, há 1.500 leitos em hospitais de instituições de ensino superior que estão desativados por falta de recursos humanos, chegando a uma proporção alarmante de um servidor para cada sete leitos.
O reitor da UFMA, Natalino Salgado apoia a adesão. “Nós não temos outro caminho. Passamos duas décadas em crise, não só de financiamento, mas com paralisação de leitos por falta de recursos humanos. Outra questão grave, como o governo não abre concurso público, nós totalizamos 28 mil servidores terceirizados. E o Ministério Público vê nisto uma irregularidade grave. Essa empresa é pública, com dinheiro público. Com a adesão à empresa vai haver concurso público. É apenas mais um órgão de gestão do MEC para ajudar a gestão, mantendo a autonomia das universidades. ”, disse.
Fonte: G 1 Maranhão.