A solenidade diplomou 80 candidatos eleitos neste ano, em que se listam o governador e vice-governador, o senador Roberto Rocha e seus suplentes Pinto Itamaraty e Paulo Matos, além dos 18 deputados federais e 42 deputados estaduais, além de suplentes.
SÃO LUÍS – Na última sexta-feira, um professor de 20 anos de carreira na Universidade Federal do Maranhão recebeu a certificação máxima em um cargo público do governo do Maranhão: Flávio Dino de Castro e Costa recebeu o diploma de Governador do Estado do Maranhão, em sessão solene que diplomou os candidatos eleitos em 2014, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
Flávio Dino se graduou pela UFMA em 1991, tendo passado, durante sua trajetória como aluno, pelo movimento estudantil, onde passou a assessorar sindicatos de trabalhadores. Se tornando mestre em Direito Constitucional, em sua carreira, além de docente desde 1994, foi presidente da Associação Juízes Federais, primeiro secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, deputado federal e formou a emenda parlamentar que garante aos professores um terço da carga horária para atividades extras, incluindo professores aposentados. Na universidade, a sua última disciplina lecionada foi Direito Ambiental.
Como deputado federal, Flávio Dino é um dos principais colaboradores da UFMA, tendo destinado recursos de emendas parlamentares que originaram a Concha Acústica, a quadra poliesportiva, a Pista de Atletismo da Cidade Universitária e obras do Campus de Grajaú. “Agradeço muito à Universidade Federal do Maranhão pela minha formação acadêmica, pela minha carreira como professor e também por cedendo profissionais que serão secretários de meu governo. Na posição de educador, digo que o Maranhão pode esperar bastante investimentos em educação”, afirmou em entrevista momentos antes da solenidade.
Após a diplomação dos 80 candidatos eleitos neste ano, em que se listam o governador e vice-governador, o senador Roberto Rocha e seus suplentes Pinto Itamaraty e Paulo Matos, além dos 18 deputados federais e 42 deputados estaduais e os suplentes de cada partido e coligação, Flávio Dino realizou um discurso enaltecendo o povo do Maranhão – especialmente àqueles que depositam esperanças em melhorias ao Estado. “Esse diploma pertence, portanto, às pessoas invisíveis, aos mais simples aos mais simples, aos humildes, aos esquecidos, a aqueles que moram em casa de taipa, aqueles que são portadores de deficiência e não encontram políticas públicas adequadas. Cada letra deve ser entendida como símbolo do nome de cada maranhense, que significam os Joãos, Marias, Josés que acreditam em nós”, disse o governador eleito, que também enalteceu as famílias do Estado e sua própria, que o apoiou durante sua jornada como candidato, assim como seus apoiadores.
Saiba mais
Os diplomas foram entregues pelos membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e pelas Comissões de Propaganda e de Poder de da Polícia do Maranhão, que formam a Corte Formada pelos desembargadores eleitorais Froz Sobrinho, Guerreiro Júnior, Eulálio Figueiredo, Clodomir Reis, Alice Rocha, Daniel Blume e Eduardo Moreira. Também participaram a Procuradora Carolina Mesquita da Hora e o Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.
Fonte: www.ufma.br