Mariano Azevedo ao lado de Miguel Barbosa, explica ponto a ponto da contraproposta apresentada ao Governo.[/caption]
Em assembleia geral de greve realizada na manhã desta sexta-feira (11), os trabalhadores em educação da UFMA, aprovaram – por unanimidade – ratificando a decisão tomada pelo CLG/SINTEMA no dia 9, a contraproposta encaminhada pelo CNG/FASUBRA ao Governo Federal.
Os trabalhadores aproveitaram o momento para realizar diversas avaliações sobre os últimos acontecimentos da greve. Sebastião Carnegie, Ademar Sena, Zé Costa e Graça Ferro, realizaram avaliações sobre o movimento. Para eles, houve de fato um certo avanço no caminhar das negociações, visto que, há 108 dias atrás quando foi iniciado o movimento grevista não havia perspectiva alguma de qualquer ganho.
De outro lado, todos foram enfáticos ao afirmar que nada está ganho, e que a categoria deve se manter firme na luta até a assinatura de um provável acordo de greve no futuro.
Sobre a questão de corte de ponto, foi explicado que uma decisão do Superior Tribunal de Justiça – STJ, e um ofício encaminhado pelo MEC aos reitores, garante ao movimento a tranquilidade de que a greve é legal, justa e que não haverá corte de ponto.
[caption id="attachment_6559" align="alignnone" width="493"]
Ademar Sena faz avaliação sobre a contraproposta.[/caption]
Confira o teor do ofício entregue pela FASUBRA ao Governo na data de ontem (10). Os representantes do Ministério do Planejamento disseram que na próxima quarta-feira (16), responderão oficialmente a proposta dos trabalhadores:
Todos os pontos da contraproposta apresentada pelo CNG/FASUBRA, foram lidos durante a assembleia geral desta sexta-feira. Mariano Azevedo detalhou item por item. Miguel Barbosa, secretariou os trabalhos da assembleia.
HOMENAGEM
Em homenagem à Maria do Perpétuo Socorro Barros Mota, servidora falecida na quarta-feira (09), os trabalhadores fizeram um minuto de silêncio em memória e respeito a colega de trabalho.
[caption id="attachment_6557" align="alignnone" width="493"]
Um minuto de silêncio em memória de Maria do Perpétuo Socorro Barros Mota.[/caption]
FUNDO DE GREVE E ASSEMBLEIA GERAL
Ao final, tendo em vista a continuidade da greve sem previsão para encerramento do movimento, o que demanda gastos, Mariano Azevedo decidiu ratificar em assembleia, o4º fundo de greve, aprovado na assembleia geral do dia 2 de setembro.
Por ampla maioria, dois votos contra e uma abstenção, o desconto do fundo de greve foi ratificado. O desconto acontecerá no vecimento a ser recebido dia 5 de outubro.
O CLG/SINTEMA já divulgou o balancete de gastos de dois fundos de greve, os descontados em julho e agosto de 2015.
Os trabalhadores aprovaram ainda, a realização de uma próxima assembleia geral para o dia 16 de setembro, às 9 horas, no hall do prédio Castelão na UFMA, como forma de manter o movimento grevista mobilizado, oportunidade em que será marcada outra assembleia para o dia 17 ou 18 de setembro.
O CLG/SINTEMA se reunirá na manhã do dia 15 de setembro, às 9h, na sede do comando.
PARTICIPE!
Imprensa Sintema.


