“O Sintema como entidade representativa dos trabalhadores não poderia deixar de levar essa mensagem de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama”, com essa frase a diretora de Mulheres do Sintema, Graça Barros, abriu o Ato Alusivo ao Outubro Rosa, realizado pelo sindicato na manhã desta quarta-feira (19), no hall do prédio Castelão, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
As palestras informativas com a assistente social da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor da UFMA, Kariane Pereira, e com a enfermeira Djana Martins, professora dos cursos técnicos ENAC e Instituto Mix, atraíram a atenção do público presente e daqueles que transitavam pelo espaço.
Kariane Pereira falou dos projetos executados pela Coordenação, ressaltando os serviços de promoção à saúde e qualidade de vida. Para a assistente social, o Sintema tem sido grande parceiro das demandas de qualidade de vida dos servidores. “Os projetos realizados pela UFMA ou pelo sindicato são importantes na medida em que o trabalhador leva para a vida tudo o que adquire nessas ações”, ressaltou.
A enfermeira Djana Martins falou especificamente sobre o câncer de mama. Segundo a profissional da saúde, o alcoolismo e tabagismo, por exemplo, são fatores de risco que podem contribuir com o aparecimento da doença. Os sintomas mais comuns também foram apresentados: coceira, vermelhidão, secreções e dores na mama podem indicar o desenvolvimento da doença. “É preciso ter a consciência de fazer o autoexame, por isso, estamos demonstrando como fazer, de preferência, em frente ao espelho, para melhor identificação de possíveis sinais”, explicou Djana.
Durante mais de uma hora as profissionais destacaram a realização de projetos de qualidade de vida, importância da prevenção, responderam perguntas, dentre outros.
A secretária de Mulher, Graça Barros, disse que a ação foi importante para revelar a importância e enfrentamento do tema. “Muitas vezes sabemos que temos de fazer, mas acabamos não fazendo o autoexame ou mesmo a prevenção anual com o médico, por isso, é preciso mudar o hábito daqueles que ainda não atentaram para a importância da saúde”, comentou a dirigente sindical.
[caption id="attachment_7978" align="alignnone" width="459"]
Jorge Mendes, vice-presidente; Graça Barros, diretora de Mulheres; Kariane Pereira, assistente social; e Djana Martins, enfermeira.[/caption]
Graça se disse alegre também pela grande presença de homens assistindo à palestra. “Certamente a doença pode atingir também os homens, por isso, dirigimos o convite à todos”, finalizou.
Uma equipe de consultoras da Mary Kay proporcionou uma sessão de cuidados com a beleza. O público pode fazer também, a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, e saborear um delicioso sorvete que amenizou a alta temperatura registrada nesta manhã na capital maranhense.
MOBILIZAÇÃO – Antes, diretores do Sintema realizaram grande mobilização na Cidade Universitária e Hospitais (Dutra e Materno), convidando os trabalhadores para participarem desse momento de aprendizado, conscientização e interação. O convite também foi divulgado na página do Sintema na internet, e no facebook do sindicato.
Imprensa Sintema.

