Técnico-administrativos e professores da UFMA definem continuidade da greve



ademar-sena-presidente
Os servidores técnico-administrativos e professores da Universidade Federal do Maranhão realizaram assembleia conjunta na manhã desta terça-feira, 6, para tratar da conjuntura política e dos rumos do movimento de greve deflagrado pelas duas categorias.
Houve ampla participação de docentes e técnicos, com coordenação do presidente do Sintema, Ademar Sena, da secretária geral, Célia Segadilha, e do professor Antonio Gonçalves (APRUMA).
Os participantes reforçaram a necessidade de dar continuidade e fortalecer o movimento sem recuos, buscando parceria com outras comunidades, como os estudantes, e levando as discussões que motivam a greve e as manifestações para mais setores da sociedade, esclarecendo os efeitos absurdos da PEC 55 – cuja votação prossegue no Senado Federal e prevê o congelamento dos gastos públicos por 20 anos – e da PEC 287 – que trata da Reforma da Previdência e prevê regras iguais para homens e mulheres, tanto para o serviço público quanto para o privado, idade mínima de 65 anos para aposentadoria e exigência mínima de 25 anos de contribuição, entre outras.
assembleia
O presidente do Sintema repassou orientações e informações da FASUBRA, que já contabiliza quase 50 instituições federais em greve no país, e ressaltou os efeitos do grande movimento realizado em Brasília no dia 25 de novembro, quando manifestantes foram violentamente reprimidos pela polícia. Destacou ainda que reitores presentes em reunião da ANDIFES na última quinta-feira (1º) sinalizaram apoio ao movimento, mantendo o diálogo sem retaliações e delações.
FUNDO DE GREVE – Durante a Assembleia, o presidente do Sintema colocou em votação o Fundo de Greve dos Técnicos, que foi aprovado por ampla maioria para ser descontado no dia 5 de janeiro. A prestação de contas será feita na primeira assembleia após o fim da greve. “Peço licença para discutirmos e aprovarmos o nosso fundo, visto que a folha fecha depois de amanhã (dia 8, feriado), e há a necessidade de já honrarmos compromissos assumidos, inclusive, com a APRUMA, entidade que estamos devendo”, assinalou Ademar.
 
Um calendário de atividades de greve para os dias 12 e 13 está sendo montado, e logo logo será divulgado. Fique atento!
Imprensa Sintema.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Sintema participa da Semana do Servidor e Servidora da UFMA