Trabalhadores paralisam atividades e realizam manifestações em São Luís nesta sexta-feira, 28

Desde as 4h desta sexta-feira, 28, trabalhadores da educação pública, privada e de outras categorias começaram a concentrar na Av. dos Portugueses, fechando a rodovia nos dois sentidos. Ao amanhecer, já eram centenas de representantes das classes trabalhadoras que reivindicavam contra as medidas arbitrárias do Governo Temer, as Reformas Trabalhista e da Previdência e a forte retirada de direitos conquistados ao longo de anos pelos trabalhadores brasileiros.

Os membros da Diretoria do Sintema, que convocaram e mobilizaram a categoria dos técnicos em educação para o Ato, participaram do movimento em companhia de representantes de outras entidades sindicais como APRUMA, Sinterp-MA, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB-MA), Central Única dos Trabalhadores (CUT), movimento estudantil, entre outros, que utilizavam o carro de som para esclarecer aos transeuntes as motivações da mobilização.

As mobilizações também aconteceram em cidades do interior do Estado, na BR-135 – que teve as duas pistas fechadas nas primeiras horas da manhã por entidades sindicais da indústria; e prosseguiu por todo o dia na Praça Deodoro (Centro). Nas redes sociais, as linhas do tempo ficaram repletas de fotos e relatos do movimento nos inúmeros pontos espalhados pelo país.

IMG_6676

O presidente do Sintema, Ademar Sena, avaliou de forma positiva o movimento, que mobilizou categorias de variados setores e mostrou à população a indignação do trabalhador contra o Governo. “Temos esperança na mudança por este dia que vai ficar na História da luta do trabalhador brasileiro”, observou.

O presidente da CTB-MA, Joel Nascimento, ressaltou o alcance do movimento no interior do Maranhão e por todo o país, como forma de enfrentamento tanto ao Governo Federal quanto ao Congresso Nacional, especialmente os 12 deputados maranhenses que votaram a favor da Reforma Trabalhista. “Precisamos de um movimento unificado para dizer não aos políticos e prosseguir na luta pela manutenção dos nossos direitos”, avaliou.

IMG_6644

Sintema realiza a 4ª Edição do Encontro de Aposentados