Comissão de Educação do Senado vai discutir a exclusão de entidades do Fórum Nacional de Educação

Audiência pública prevista para o dia 17 de maio, para discutir a realização da Conferência Nacional de Educação (Conae 2018).

CE - Senado - Conae - web

Nesta manhã, 09, a FASUBRA Sindical acompanhou a audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal. Na ocasião, a senadora Fátima Bezerra registrou a nota da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) que denuncia a retirada de entidades representantes de trabalhadores do Fórum Nacional de Educação (FNE).

A nota diz que a mudança amplia a presença de entidades de governo, excluindo entidades históricas do campo educacional como a FASUBRA. A medida foi tomada por meio de Portaria nº 577, de 27 de abril.

“Ao contrário do que alega, o Ministério da Educação não “corrige distorções” na realização da Conae/2018 e na composição do Fórum Nacional de Educação, acusado de estar sendo usado como propósito político-partidário. Longe disso, com a dissolução do FNE, o que o MEC faz é interditar o diálogo com a sociedade civil e — ele, sim, com propósitos escusos — ampliar a presença, no Fórum, do empresariado e de entidades potencialmente mais alinhadas com o governo”, segundo a nota.

Após, foi aprovada pela presidente da comissão, senadora Lúcia Vânia (PSB/GO) a realização de uma audiência pública prevista para o dia 17 de maio, para discutir a realização da Conferência Nacional de Educação (Conae 2018) e a decisão do governo federal que restringe a participação das atuais representações no FNE e exclui entidades históricas do campo.

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

Sintema realiza a 4ª Edição do Encontro de Aposentados