Conselho Superior da UFMA aprova apoio ao movimento de greve dos TAES



O Conselho Superior da UFMA – CONSUN, aprovou durante uma Moção de Apoio ao movimento grevista dos TAES em todo o país, em especial o realizado no Maranhão. Abaixo, confira a íntegra do documento:

.

Moção de Apoio à Greve dos Servidores das Universidades Federais do Brasil e em
especial aqueles que trabalham na Universidade Federal do Maranhão

.

Em reunião realizada em 03 de abril de 2024, o Conselho Universitário da UFMA, reconhecendo a educação como fundamental para o desenvolvimento nacional, o papel crucial das universidades federais na formação de cidadãos, na produção de conhecimento e na promoção da inclusão social, expressa total apoio à greve dos servidores das universidades federais do Brasil.

.

Manifestamos preocupação e solidariedade diante das condições precárias de trabalho enfrentadas pelos servidores, salários defasados, sobrecarga e ameaças de cortes orçamentários, além das disparidades salariais em comparação com outras carreiras do serviço público. Consideramos legítima e necessária a greve como forma de defender melhores condições de trabalho e a educação pública de qualidade.

.

Expressamos total solidariedade aos servidores e clamamos por diálogo e medidas concretas do governo para atender às suas reivindicações. Esta moção de apoio representa nosso comprometimento com a luta dos servidores das universidades federais do Brasil e a nossa preocupação e solidariedade ao movimento por observarmos as condições precárias de trabalho enfrentadas pelos servidores das universidades federais, e quanto os seus salários estão defasados, devido a falta de reajustes dignos, além da constante ameaça de cortes orçamentários que impactam negativamente a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

.

Merece destaque também as enormes disparidades entre os salários das Universidades Públicas quanto comparado a funções similares desenvolvidas por outros servidores de carreira no poder executivo. Essas disparidades são ainda mais evidentes na comparação com os outros poderes.

.

Assim sendo, consideramos que a decisão pela greve é legítima e necessária diante do descaso e da falta de diálogo por parte do governo em atender às justas reivindicações dos servidores. A greve representa não apenas uma luta por melhores condições de trabalho, mas também uma defesa intransigente da educação pública, gratuita e de qualidade. Neste sentido, expressamos nossa total solidariedade aos servidores das universidades federais na luta por seus direitos em prol de melhores condições de trabalho nas universidades públicas.

.

Portanto, conclamamos todas as instâncias governamentais responsáveis a ouvir as demandas dos servidores das universidades federais e a tomar medidas concretas para garantir melhores condições de trabalho, valorização salarial e investimentos adequados na educação pública. Que esta moção de apoio seja um sinal de nossa solidariedade e comprometimento com a luta dos servidores das universidades federais do Brasil!

.

Conselho Universitário da UFMA em reunião realizada em 03 de abril de 2024.

.

Imprensa Sintema

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Sintema participa da Semana do Servidor e Servidora da UFMA