As manifestações contra a PEC 32 (Reforma Administrativa) continuam no decorrer dessa semana e começam hoje (13/12), a partir das 15h, no Aeroporto Internacional de Brasília, recepcionando os parlamentares para que votem contra a proposta. Amanhã (14/12), a classe trabalhadora estará pela manhã no aeroporto e à tarde no Anexo II, como nas últimas semanas da Jornada de Lutas. Na quarta-feira (15/12), às 9h, terá concentração no Espaço do Servidor e, às 14h, voltam ao Anexo II, da Câmara dos Deputados.
Apesar do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ter afirmado que a PEC 32 não será votada este ano, as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público permanecem mobilizados até o último dia de trabalhos no Congresso Nacional (17/12), antes do recesso de final de ano. A FASUBRA Sindical e entidades de base que estão em Brasília participam das atividades até quarta-feira (15/12), já que nos dias 16 e 17 será realizada a Plenária Nacional da Federação.
A semana passada foi agitada em Brasília, com atos todos os dias contra a destruição do serviço público e em defesa da educação pública. A Semana em Defesa da Educação Pública e Contra os Cortes, promovida por educadores e estudantes, entidades classistas e estudantis da Educação Pública – FASUBRA Sindical, Andes-SN, a Fenet, a Ubes e a Une, contou com a realização de lives, intervenções políticas, rodas de conversa, ações culturais, entre outros.
Na manhã da última quarta-feira (8/12), durante protesto em frente à residência oficial da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) descartou a votação da proposta ainda este ano e reconheceu que a mobilização nacional das entidades foi essencial para adiar a tramitação da PEC 32. Na ocasião o deputado criticou o ato em frente à residência oficial. “A mobilização de vocês é o que está fazendo com que a PEC não seja votada. Essa é a questão. Mantenham a mobilização. Eu só tenho uma dúvida, com sinceridade, se o melhor lugar é aqui. Na minha opinião o lugar é lá, na Câmara, e está dando efeito”, disse justificando que no Legislativo atinge um maior número de parlamentares. Veja como foi: https://www.facebook.com/Fasubra/videos/625945698736411
No sábado (11/12) entidades e centrais sindicais, no entanto, voltaram a realizar ato nacional no estado de Artur Lira contra a PEC 32. A manifestação saiu da orla de Maceió em direção à casa do presidente da Câmara dos Deputados. Servidoras e servidores das três esferas e de todo o país entregaram uma carta ao presidente Lira solicitando “o fim imediato da tramitação da PEC 32 na Câmara dos Deputados, e a consequente retirada do projeto da pauta de votações”. Veja a carta na íntegra. Veja como foi o ato: https://www.facebook.com/Fasubra/videos/625945698736411
Fonte: Fasubra.