
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no 3º Grau do Estado do Maranhão (Sintema) vem a público manifestar total repúdio ao ato unilateral de fechamento do Hospital Universitário (HU) – Unidade Campos do Bacanga – conhecido como HUZINHO.
A unidade hospitalar atendia tanto servidores e estudantes da Cidade Universitária quanto pessoas da comunidade situada na região do Bacanga, nas imediações da Universidade.
Dessa forma, os atendimentos na unidade hospitalar cumpriam o requisito do acesso universal aos serviços de saúde, direito constitucionalmente garantido a todos os brasileiros, atendendo a uma parcela da população carente da região, não se tratando portanto de clientela preferencial.
Assim, enquanto representante de uma das classes da comunidade universitária – servidores do quadro técnico-administrativo – a entidade repudia tal medida que contraria os princípios democráticos de acesso aos serviços de saúde e representa um retrocesso na política de garantia de qualidade de vida a servidores e estudantes da Universidade.
São Luís, 13 de janeiro de 2017.
A DIRETORIA
