É com imenso pesar, que a diretoria do Sintema comunica a toda categoria o falecimento do associado – JOSÉ MARIA RAMOS MARTINS – ocorrido ontem hoje, dia 06 de setembro de 2016.
José Ramos Martins foi reitor da UFMA nos anos de 1975 a 1979.
Toda a Direção do Sindicato presta as homenagens a este, que em vida, muito contribuiu com a luta da categoria por dias melhores.
Abaixo, matéria publicada no Portal da UFMA. Confira:
OBITUÁRIO: José Maria Ramos Martins, reitor da UFMA entre 1975 e 1979
SÃO LUÍS – É com pesar que a Universidade Federal do Maranhão informa o falecimento do ex-reitor José Maria Ramos Martins. Com vasta carreira docente e administrativa na Universidade, foi professor assistente de Psicologia (1957); docente em Introdução à Ciência do Direito (1957); professor catedrático de Direito Penal (1958); professor titular de Filosofia Geral (1959); professor Honoris Causa de Ciências Humanas e Aplicadas da Faculdade de Filosofia de São Luís (2001); diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e do Instituto de Filosofia da UFMA (1965/1972); vice-reitor da UFMA (1973) e reitor da Instituição (1975/1979), se tornando membro efetivo do Conselho Diretor da Universidade até os últimos dias. A UFMA decretou luto oficial por três dias. O velório ocorre na Academia Maranhense de Letras. Informações sobre o local de enterro serão divulgadas posteriormente pela família.
José Maria Ramos Martins nasceu em Timon-MA, a 27 de março de 1920. Filho de Urbano de Souza Martins e Ana Otília Ramos Martins. Em 1942 iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito de Salvador, Bahia, continuando-o na Faculdade de Direito de São Luís após ter se transferido em 1944, a fim de prestar serviço militar como oficial da reserva do Exército. Se tornou Bacharel em Ciência Jurídica e Sociais em 1946
Em seguida bacharelou-se e licenciou-se em Filosofia em 1956, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Luís. Entre os seus cursos de extensão universitária, citam-se: “Sobre Reforma Universitária”, “Didática do Ensino Superior”, “Metodologia da Ciência e Filosofia Contemporânea”, todos em 1970, e ainda de “Filosofia das Ciências”, em 1974.
José Ramos Martins também foi presidente, durante vários anos, da Aliança Francesa no Maranhão, havendo recebido do governo francês, as Palmes Académiques, cujas honrarias foram doadas ao Memorial Cristo Rei da Universidade Federal do Maranhão. Também foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e do Conselho Estadual de Educação do Maranhão. Ocupou a cadeira de número 09 da Academia Maranhense de Letras, ocupada pelo poeta Gonçalves Dias e pelo hsitoriador Mário Meireles.
Em sua carreira foi fundador e primeiro delegado do Senac e do SESC no Piauí (1947/1952), diretor regional do Senac e do SESC no Maranhão (1957/1959), secretário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Maranhão (1955/1957), consultor Jurídico do Estado do Maranhão (1960), procurador geral do Estado do Maranhão (1961), presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA), entre outros cargos de destaque. A Universidade Federal do Maranhão lamenta profundamente e se solidariza com a família pelo ocorrido.
Com informações do site da Academia Maranhense de Letras.
Imprensa Sintema.