SÃO LUÍS – Na manhã de hoje, os 32 secretários municipais da nova gestão da prefeitura de São Luís foram empossados durante uma solenidade realizada no Teatro Municipal de São Luís. A formação intelectual marcou a composição final do secretariado, que conta, além de políticos, com professores e profissionais da Universidade Federal do Maranhão.
Durante o discurso, o prefeito Edivaldo Holanda destacou que essa nova gestão será marcada pela modernidade e pela transformação. Ele falou ainda que todas as secretarias municipais têm grande importância, mas que é preciso destacar uma atenção especial à saúde e à educação, devido à atual situação em que se encontram esses dois setores do município.
Com relação à saúde, o ex-diretor do Hospital Universitário e atual secretário municipal de saúde, Vinícius Nina, afirma que a experiência à frente do Hospital vai contribuir significativamente para a administração dessa Secretaria. “A Rede de Saúde está muito enfraquecida, está numa situação de caos e acredito que a partir desse indício, ao optar por uma escolha técnica, o prefeito tem conhecimento do nosso trabalho à frente do Hospital Universitário”, disse.
Sobre como será a gestão da secretaria de saúde, Vinícius acrescenta que a ideia é fortalecer a rede para que ela seja resolutiva. “A rede é grande, e hoje em dia ela se resume à urgência e emergência, quando na verdade vai muito além disso. Todas as unidades de saúde (Unidades Mistas, UPA’s) têm que ser fortalecidas para que apenas casos muito graves possam ser encaminhados para os hospitais. Nós precisamos desospitalizar a saúde e fazer com que toda a rede seja resolutiva.
Além de Vinícius Nina, outros sete professores e profissionais da UFMA estão à frente das secretarias. São eles: Allan Kardec Duaillibe, na Secretaria Municipal de Educação; Felipe Costa Camarão, na Secretaria Municipal de Urbanismo; Fátima Moraes, na Secretaria Municipal de Segurança Alimentar; José Cursino Raposo Moreira, na Secretaria Municipal de Planejamento; o professor Francisco Gonçalves, como presidente da Fundação Municipal de Cultura – FUNC; Débora Lima Baesse, da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social; Márcio Jerry, como Secretário de Comunicação. Graduada pela UFMA, Cybelle Cunha de Pádua Lauanda assumiu como chefe do Cerimonial.
O professor do curso de Comunicação Social, Francisco Gonçalves, afirma que assumiu a presidência da FUNC com três tarefas iniciais: “reestruturar o sistema de cultura, criar as condições legais administrativas de apoio à diversidade cultural de São Luís e criar as condições necessárias para a realização do carnaval de 2013”. O Secretário anunciou ainda que o Baile da Cidade abrirá o Carnaval de São Luís no dia 18 de janeiro.
Fonte: www.ufma.br