Sintema e Reitoria discutem demandas dos servidores da UFMA



Na tarde desta quinta-feira 26, membros da Diretoria do Sintema reuniram-se por cerca de três horas com a Reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professora Nair Portela, para tratar de assuntos de interesse da categoria dos servidores técnico-administrativos, como a situação dos campi e dos servidores do Hospital Universitário (HU), entre outros.

Participaram da reunião o vice-presidente do Sintema, Jorge Mendes – representando o presidente Ademar Sena, que se encontra em Brasília para participar de reunião na Fasubra -;  o secretário de Finanças, Mariano Azevedo; a secretária geral do Sintema, Célia Segadilha; a secretária de Assuntos Jurídicos, Mary Luzo; além da chefe de gabinete da Reitoria, professora Iran. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 14 de fevereiro,  às 9h, para discussão dos assuntos pendentes.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO – Os representantes do Sintema entregaram à Reitora uma Nota de Repúdio, emitida pela entidade em razão do fechamento da unidade do HU no Campus do Bacanga, conhecido como Huzinho, que atendia trabalhadores, estudantes e a comunidade da região.

A Reitora afirmou que o pedido deverá ser dirigido à Direção do Hospital Universitário/EBSERH, uma vez que a própria Reitoria não estaria de acordo com o fechamento da unidade hospitalar, assegurando que novos atendimentos referentes à saúde dos trabalhadores estão sendo viabilizados por meio do Departamento de Qualidade de Vida (DQV/PRH/UFMA). O Sintema vai encaminhar o problema para a Superintendência do HU/EBSERH.

A respeito da Portaria que alterou a jornada de trabalho dos servidores do HU para 30 horas – aumentando assim o número de plantões de alguns servidores de 10 para 11 -, a reitora informou que se reunirá com a direção do Hospital para discutirem a destinação de um servidor do Departamento de Recursos Humanos, para realizar atendimentos aos servidores do quadro UFMA/MEC, tratando de assuntos como adicional noturno, insalubridade, etc.

CAMPI DO MARANHÃO – Os membros do Sintema relataram diversos problemas que vêm ocorrendo nos Campi da Universidade no estado, que dificultam as condições de trabalho e ensino.

A professora Nair Portela colocou as dificuldades advindas da crise política vivida no país, mas informou que os recursos estão sendo buscados junto ao MEC, aguardando liberação para que seja dada continuidade às obras. Ela afirmou que os recursos para conclusão das obras do prédio que abriga curso de Medicina da cidade Pinheiro já foram liberados.

Segundo ela, as obras na cidade de Imperatriz também aguardam liberação de verbas, mas o Campus do Bom Jesus – assim como os de outras cidades – está recebendo melhorias e terá aumentada a capacidade de internet por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UFMA), o que vai otimizar os serviços do campus.

30 HORAS e REMOÇÃO – Sobre os pedidos de 30 horas para servidores dos Campi e sobre a divulgação de Edital de Remoção, haverá uma nova reunião para discutir os assuntos, uma vez que dependem da presença da Pró-Reitora de RH, Elisa Lago, que se encontra em gozo de férias.

O Sintema solicitou também a destinação de um espaço para a entidade dentro da Universidade, para facilitar o atendimento aos trabalhadores. A Reitora informou que uma comissão da Universidade está realizando um levantamento do espaço físico existentes no Campus, através do qual poderá destinar o local solicitado pelo Sintema.

A respeito do pedido de apoio da Reitoria para a campanha salarial 2017, a reitora assegurou a participação, dependendo porém do encaminhamento das propostas, que serão definidas  pelas entidades sindicais juntamente com a Fasubra. 

Com a reabertura do período parlamentar, os sindicatos e federações irão intensificar as cobranças contras as reformas que pretendem limitar direitos dos trabalhadores, como a previdenciária.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Luta sindical impulsiona conquistas para técnico-administrativos da UFMA