Na manhã desta quinta-feira (9), os trabalhadores em educação da UFMA, reunidos em assembleia geral, encaminharam medidas para a mobilização e luta da categoria na defesa dos direitos e garantias sociais. O presidente do Sintema, Ademar Sena, e a secretária-geral da entidade, Célia Segadilha, conduziram o ato.
Ademar abriu o evento fazendo os informes locais e nacionais: mobilização realizada ontem (8) na UFMA, Hospital Universitário e Praça Deodoro; a palestra sobre a Reforma da Previdência organizada em parceria com a APRUMA no dia 14 de fevereiro; as duas reuniões com a reitora da universidade, professora Nair Portela, e os pontos discutidos; o carnaval em parceria com a ASSUMA, dentre outros.
Graça Ferro, dirigente do Sintema e vice-presidente da AAUFMA, lembrou que nesta quarta (8), a Associação dos Amigos da UFMA completou 24 anos, que foram comemorados com uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Maranhão, e uma Missa na Igreja de São Pantaleão.
A diretora da Mulher, Graça Barros, utilizou a tribuna para parabenizar todas as trabalhadoras em educação da categoria, pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Ela citou as atividades realizadas ao longo de todo o dia de ontem, ressaltando a panfletagem no Hospital Universitário Materno e Dutra, a conversa com as colegas de trabalho, e a sensibilização sobre a importância de lutar contra a Reforma da Previdência, da forma que está posta pelo governo.
Em seguida, os trabalhadores deram início aos pontos de pauta da convocatória. Eles aprovaram a indicação para que a Comissão de Mobilização da categoria, eleita durante o encerramento da greve de 2016, prepare uma atividade especial para o próximo dia 15 de março. As atividades da mobilização serão definidas em reunião nesta sexta-feira, 10, e reunião do Comando Unificado de Mobilização (Apruma/Sintema).
Os membros irão, também, tentar realizar as mobilizações de forma conjunta, com APRUMA e discentes.
Para o Congresso Estadual da CTB, dos dias 7 e 8 de abril, foram eleitos os nomes de Ademar Sena, Mariano Azevedo, Heleno Fournier, Jorge Mendes, Maria Clara de Sousa e Graça Barros.
Para a Plenária da Fasubra dos dias 17,18 e 19 de março, ficou definido que serão enviados três delegados pela base, sendo 2 (dois) da Chapa 1, e 1 (um) da Chapa 2; e mais 1 (um) delegado pela Direção do Sintema, cujos nomes ainda serão definidos.
Imprensa Sintema.
.