A Diretoria do Sintema participou na manhã desta segunda-feira, 25, da solenidade de assinatura da resolução que estabelece o Programa de Qualificação dos TAES, e que atende a uma reivindicação histórica dos trabalhadores em Educação da UFMA. A partir de agora, os cursos de especialização, mestrado e doutorado ofertados pela universidade deverão conter vagas destinadas aos trabalhadores em educação que não possuem essas titulações, fomentando a elevação da qualificação destes trabalhadores.
.
Durante a solenidade, realizada no Gabinete da Reitoria, o professor Natalino Salgado Filho ressaltou que a iniciativa é resultado do compromisso assumido pela Administração da Universidade para elevar a capacitação dos seus trabalhadores técnico-administrativos, bem como aperfeiçoar os serviços prestados pela universidade à sociedade.
.
Para o presidente do SINTEMA, Mariano Azevedo, o momento representou o avanço significativo para a formação dos TAES, que a partir de agora terão um programa exclusivo da UFMA destinado à capacitação. “É uma luta histórica, e nós enquanto entidade sindical que dialoga mas cobra quando é necessário, vem agradecer esse avanço que UFMA concretiza nesse momento”, avaliou.
.
O presidente do sindicato também reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) para que essa conquista se tornasse realidade. “Em nome dos trabalhadores e trabalhadoras, agradecemos o compromisso da pró-reitora Marília Valente, que sempre nos atendeu da melhor forma possível”, pontuou.
.
O pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), professor Fernando Carvalho, parabenizou os trabalhadores em Educação da UFMA pelo novo momento vivido pela universidade, e afirmou que a AGEUFMA vai continuar trabalhando em prol da comunidade universitária.
.
O diretor de finanças do Sintema, Ademar Sena, destacou que o programa de qualificação da categoria é uma luta de 18 anos, iniciada desde a implantação do PCCTAE, em 2005. “Com essa capacitação, os TAES poderão, ainda mais, colaborar com a universidade, para o seu aprimoramento. É deve de nós técnicos, capacitados pela universidade, dar um retorno para a nossa comunidade por meio da própria UFMA”, declarou.
.
O diretor de Comunicação do SINTEMA, João Batista Jansen, disse que a resolução se traduz em uma grande conquista para a categoria.
.
A solenidade também contou com a participação da Ouvidora da UFMA, Conceição Sousa; da ex-pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFMA, Marília Valente; diretores da universidade, vários trabalhadores em Educação lotados na Cidade Universitária, HU, e nos campus do continente.
.
Imprensa Sintema.