[caption id="attachment_6499" align="alignnone" width="300"] Imagem arquivo: Assembleia Geral do Sintema.[/caption]
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Técnico-Administrativos em Educação da UFMA (SINTEMA) vai realizar assembleia geral com a categoria nesta quarta-feira (1º), às 9h, para deliberar sobre a adesão dos trabalhadores à deflagração de greve nacional para o dia 10 de novembro.
A classe também vai apreciar a participação no movimento nacional marcado para a mesma data, que vai integrar a greve de instituições de ensino públicas de vários estados, conforme aprovado em Plenária da FASUBRA realizada no dia 22.
A greve das instituições de ensino objetiva alertar a sociedade sobre diversas medidas do Governo Federal que ameaçam todas as universidades pública do Brasil – como já vem acontecendo na UFRJ -, assim como a própria educação pública e a estabilidade dos servidores públicos.
O movimento reage ao desmonte das universidades públicas e ataques ao funcionalismo por meio de ações como o Programa de Demissão Voluntária, a redução da jornada com redução de salário e aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%.
EXTINÇÃO DO PCCTAE – Segundo o presidente do Sintema, Ademar Sena, uma das principais preocupações dos técnico-administrativos em educação é a ameaça de extinção do Plano de Cargos da categoria – PCCTAE-, que atendeu diversas reivindicações da classe e permitiu a valorização da profissão dentro das universidades, representando o maior avanço na conquista de direitos desses trabalhadores nos últimos 20 anos. “Não sabemos o que vai acontecer em relação ao Plano pelo qual lutamos anos para alcançar, é preciso reagir”, alerta.
A greve das instituições públicas pode ser antecipada caso o referido projeto que reestrutura as carreiras seja apresentado (em forma de Medida Provisória ou Projeto de Lei) antes dessa data.
EIXOS DA GREVE:
– Defesa da carreira dos TAE!
– Negociação Salarial Já! Nenhum Direito a Menos!
– Contra o aumento da contribuição previdenciária e Não à Reforma da Previdência!
– Revogação do Plano de Demissão Voluntária
– Em defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade.
– Em defesa dos serviços públicos
– Contra o PLS 116/17 (demissão por avaliação negativa – fim da estabilidade)
– Em defesa dos hospitais universitários.