SÃO LUÍS – Samuel Caldas Carvalho, secretário da Coordenação do Curso de Turismo do Centro de Ciências Sociais (CCSo) foi um dos três servidores brasileiros aprovados para o intercâmbio técnico na Universidade do Porto (UP), em Portugal, por meio do Projeto BABEL (Building Academic Bonds between Europe and Latin America / Construindo Laços Acadêmicos Entre a Europa e a América Latina), uma iniciativa da União Europeia, no âmbito do Programa Erasmus Mundus.
Considerando todos os outros tipos de mobilidades disponíveis por meio do BABEL (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado), foram aprovados na UFMA, cinco candidatos, porém, somente um na modalidade técnico administrativo. Outros países da América Latina também tiverem colaboradores aprovados, sendo que no Brasil somente três servidores, um da UFMA, e os outros da UFRJ e da UNESP lograram êxito na seleção internacional.
O processo seletivo conduzido pela Universidade do Porto foi concorrido e rigoroso, o que valoriza sobremaneira os méritos dos selecionados da UFMA e ressalta a qualidade da formação acadêmica oferecida pela Universidade.
No âmbito do Projeto, a modalidade “Staff” (Técnico Administrativo) permite o desenvolvimento de um mês de trabalho na Universidade do Porto, em que o selecionado buscará identificar as boas práticas administrativas que possam ser intercambiadas, objetivando o alcance de relevantes melhorias na Gestão Universitária, incluindo as que dizem respeito à mobilidade e à cooperação internacionais.
Nesse sentido, conforme o plano de trabalho aprovado por ambas as Universidades, a Assessoria de Relações Internacionais e o selecionado solicitam que os servidores técnicos e docentes encaminhem sugestões e demandas de melhoria da gestão dos processos institucionais, projetos de parceria, pesquisa, etc. Durante um mês de trabalho no exterior, Samuel repassará as sugestões e propostas recebidas para análise dos setores pertinentes na Universidade do Porto, resguardando todas as diferenças de políticas internas e legais que regem a UP e a UFMA. O intercâmbio é uma excelente oportunidade de crescimento institucional graças ao apoio e experiência de uma instituição mundialmente reconhecida e que está entre as três melhores de Portugal.
As contribuições poderão ser encaminhadas para os e-mails empreender@yahoo.com e internacional@ufma.br, ou pelos telefones (98) 3272-8442 (Coordenação do Curso de Turismo) e 3272-8014 (Assessoria de Relações Internacionais).
Saiba mais
O Projeto BABEL é um consórcio de 20 Instituições de Ensino Superior parceiras e 27 Instituições associadas na Europa e na América Latina, tendo como principal objetivo a promoção do intercâmbio de pessoas, conhecimentos e competências na instância do ensino superior.
O Projeto recebe o apoio financeiro atribuído pela Comissão Europeia através do programa Erasmus Mundus, oferecendo bolsas a estudantes, investigadores e pessoal acadêmico e administrativo da América Latina que desejem realizar um período de mobilidade, ou mesmo de formação integral, em algumas das melhores universidades da Europa.
Fonte: www.ufma.br