Em assembleia geral da categoria realizada nesta quinta-feira (21), os trabalhadores encaminharam diversas demandas em pauta. Mariano Azevedo, presidente do Sintema comandou os trabalhos da mesa auxiliado pelo diretor, Heleno Fournier, que secretariou o ato.
O Sintema repassou informes sobre o andamento das negociações em torno do cumprimento do acordo de greve realizado entre a categoria e o Governo Federal em 2012. O Ministério do Planejamento – MPOG vem criando uma série de embaraços à implementação dos benefícios aos aposentados.
[caption id="attachment_3468" align="alignleft" width="300"] Trabalhadores atentos aos informes da assembleia.[/caption]Segundo Graça Ferro, diretora do Sintema, a intenção do Governo é clara no sentindo de tentar quebrar a paridade existente, já que os trabalhadores em educação das universidades federais compõe a única categoria do executivo federal que ainda possui esse direito. “Querem nos tirar a todo custo, mas iremos resistir e manter a categoria unida”, completou Graça.
Sobre os cursos de capacitação e titulação, Mariano Azevedo destacou, que em contato realizado com a pró-reitora de RH da Ufma, Elisa Lago, foi informado que até então, a Ufma não fora notificada através de qualquer Instrução Normativa para negar o direito aos aposentados. O servidor inativo que possui certificados de cursos realizados durante o período em que o mesmo estava na ativa, pode juntar no assentamento funcional para efeito de promoção e elevação na tabela salarial.
O Sintema irá disponibilizar na página do Sindicato na internet, formulário padrão para requerer o direito. Logo estará disponível. É só aguardar!
30 horas – sobre a jornada de trinta horas semanais, objeto de luta da categoria pela melhoria dos serviços prestados dentro da universidade e em defesa da qualidade de vida dos servidores, Silvia Mineu, servidora lotada na Divisão de Capacitação – DICAP, disse que no mês de janeiro uma comissão formada por servidores e Sintema reuniu-se com o magnífico reitor, Natalino Salgado Filho, para entregar o abaixo assinado dos servidores e tratar deste assunto.
[caption id="attachment_3469" align="alignleft" width="300"] Servidora Silvia Mineu da DICAP/UFMA.[/caption]Segundo as informações prestadas pela servidora durante a assembleia, o reitor se mostrou receptivo à proposta. Segundo Silvia, Natalino disse que em caso de não haver impedimento legal para adoção da jornada e que, não sendo prejudicial ao funcionamento da universidade, não haveria óbice à implantação da mesma.
A comissão de servidores e sindicalistas vai buscar agora, a criação de uma Comissão Institucional que envolva diversos setores da universidade e trabalhadores, para estudar as formas ininterruptas de trabalho a serem sugeridas para a administração, além disso, formalizar a elaboração de um parecer judicial que demonstre a legalidade e previsibilidade constitucional da redução da jornada para 30 horas.
Algumas universidades federais Brasil afora já praticam a jornada de seis horas diárias para os servidores técnico-administrativos e, trabalham em regime de turnos ininterruptos com setores sem fechar, por exemplo, durante o horário do almoço, fato que agiliza os serviços administrativos e abrem a possibilidade do servidor ter duas horas por dia livres para se aperfeiçoar profissionalmente, estudar, fazer atividade física ou mesmo estar ao lado da família.
Será lançada na UFMA, campanha de sensibilização em favor das 30 horas semanais. O primeiro passo já aconteceu com a confecção de camisas com frases em favor do pleito.
PUCRCE – o presidente do Sintema, Mariano Azevedo, comunicou aos servidores presentes em assembleia que, em janeiro, o juiz da causa despachou os processos para que os mesmos sejam encaminhados à pagamento, o que deve ocorrer ainda em 2013.
3,17%
Todos os cálculos monetários de atualização foram realizados pela empresa contratada pelo Sindicato. Ainda em 2012, todas as petições judiciais solicitando o cumprimento da liquidação, foram de pronto, protocoladas na Justiça.
O Sindicato aguarda agora, ansiosamente, a expedição das Requisições de Pequeno Valor – RPV´s em favor dos associados deste processo.
CIS – Comissão Interna de Supervisão da Carreira
Foram eleitos os membros da Comissão Eleitoral para a Comissão Interna de Supervisão da Carreira – CIS. Os trabalhadores aguardam agora, a indicação dos nomes por parte da administração da universidade.
Plenária da FASUBRA – 08, 09 e 10 de março em Brasília/DF.
[caption id="attachment_3470" align="alignleft" width="300"] Trabalhadores votando para eleger delegados à Plenária da Fasubra.[/caption]Em votação para a escolha de delegados à Plenária Nacional da Fasubra, duas chapas se inscreveram. Chapa um, liderada por Mariano Azevedo, e chapa dois por Sônia Baldez.
Mariano Azevedo e Ademar Sena de Carvalho foram os eleitos pela chapa um. Sônia Baldez foi eleita pela outra chapa.
Graça Ferro foi a delegada indicada pela Direção do Sintema.
Fonte: Imprensa Sintema. Informações acrescentadas às 08:36h do dia 22.02.2013