TAES da UFMA aprovam assinatura de Acordo e suspensão da Greve



[caption id="attachment_6591" align="alignnone" width="442"]capa Graça Ferro, diretora de aposentados do SINTEMA, faz avaliação sobre o cenário imposto pela conjuntura política.[/caption]

 

Na manhã desta terça-feira (22), os trabalhadores em educação da UFMA reunidos em assembleia geral de greve, avaliaram o andamento das negociações com o Governo Federal. Mariano Azevedo e Samuel Martins, pelo Sintema, conduziram os trabalhos do evento.

[caption id="attachment_6592" align="alignnone" width="442"]Observado por Samuel Martins, Mariano Azevedo lê todo o documento enviado pelo CNG/FASUBRA na manhã desta terça-feira (22). Observado por Samuel Martins, Mariano Azevedo lê todo o documento enviado pelo CNG/FASUBRA na manhã desta terça-feira (22).[/caption]

 

Com 114 dias de greve em âmbito nacional, a maior de todas já lideradas pela FASUBRA, os trabalhadores fizeram diversos debates e reflexões sobre as últimas novidades das negociações e os encaminhamentos do Comando Nacional de Greve – CNG.

 

 

O CNG avaliou que, em face do cenário político e econômico imposto pela crise e pelo Governo, não há como avançar na pauta econômica já colocada. Que apesar de não contemplar o pleito da categoria, o movimento já não tem as mesmas “pernas” de 30 dias atrás.

[caption id="attachment_6593" align="alignnone" width="442"]Ademar Sena, diretor financeiro do Sintema, participa da assembleia geral. Ademar Sena, diretor financeiro do Sintema, participa da assembleia geral.[/caption]

 

[caption id="attachment_6594" align="alignnone" width="442"]José Costa, membro do CLG/SINTEMA, faz avaliação com base no documento remetido pelo CNG/FASUBRA. José Costa, membro do CLG/SINTEMA, faz avaliação com base no documento remetido pelo CNG/FASUBRA.[/caption]

 

 

Por isso, disponibilizou toda uma avaliação com o histórico da greve, construindo e disponibilizando aos trabalhadores da base,  três cenários de discussão e deliberação:

 

 

01 – Seguirmos em greve isoladamente na tentativa de melhorar tal proposta, que é de âmbito geral;
02 – Recuarmos com a greve e não assinar a proposta por ser uma proposta rebaixada;
03 – Assinarmos o acordo, cuja parte econômica foi imposta, e suspender a greve e nos prepararmos para os próximos embates.
Dessa forma, os Técnico-administrativos em Educação da UFMA aprovaram, por ampla maioria, a proposta de número 3, autorizando o CNG/FASUBRA a assinar o acordo com o Governo, suspender a greve, e preparar politicamente a categoria para novos embates. A proposta de número 2 obteve 4 votos; houve ainda, 2 abstenções.
Ademar Sena, Graça Ferro, Ana Paula, José Costa, Campos Junior, Paulo de Tarso, Herbert e Mariano fizeram avaliações sobre os cenários propostos pelo CNG.
[caption id="attachment_6595" align="alignnone" width="369"]"Avaliação responsável e madura", disse Mariano Azevedo ao alertar os trabalhadores sobre qual caminho seguir. “Avaliação responsável e madura”, disse Mariano Azevedo ao alertar os trabalhadores sobre qual caminho seguir.[/caption] [caption id="attachment_6599" align="alignnone" width="379"]Trabalhadores atentos às intervenções na tribuna. Trabalhadores atentos às intervenções na tribuna.[/caption] [caption id="attachment_6597" align="alignnone" width="311"]Graça Ferro anotou ponto a ponto no próprio celular e realizou uma reflexão com os trabalhadores presentes. Graça Ferro anotou ponto a ponto no próprio celular e realizou uma reflexão com os trabalhadores presentes.[/caption]

 

Apenas Campos e Herberth, realizaram avaliações contrárias a assinatura do acordo. Os demais entenderam, apesar de ressaltarem que o acordo não contempla a totalidade a pauta da categoria, que diante de toda a conjuntura disposta seria menos prejudicial no momento, pensando também no futuro, assinar o acordo evitando um maior desgaste do movimento.
[caption id="attachment_6598" align="alignnone" width="379"]Ana Paula, também se posicionou a favor da assinatura do acordo, apesar de todas as ressalvas feitas. Ana Paula também se posicionou a favor da assinatura do acordo, apesar de várias ressalvas feitas.[/caption]
A GREVE NÃO ACABOU
Apesar de autorizarem a assinatura de um acordo com o Governo, os TAES da UFMA irão aguardar novas orientações do CNG/FASUBRA para sinalizar o final da greve, o que deve acontecer de forma unificada com as Federais de todo o país.
Assim, aprovaram a participação da categoria no Ato de Mobilização organizado pelo Fórum dos SPF´s, nesta quarta-feira (23), a partir das 8h, na praça Deodoro, em frente a Biblioteca Central. Todos estão convidados a participar!
Foi aprovado, também, a realização de uma nova assembleia geral de greve, com pauta a ser definida e divulgada nos meios de comunicação do SINTEMA, no dia 30 de setembro, às 9h, no hall do prédio Castelão. A presença de todos é de extrema importância.
Imprensa Sintema.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Luta sindical impulsiona conquistas para técnico-administrativos da UFMA