ASSEMBLEIA VIRTUAL | Trabalhadores em Educação aprovam prorrogação de mandato da atual Direção do Sintema



 

Trabalhadores em Educação da UFMA participaram nesta terça-feira, dia 7, da primeira Assembleia Geral Virtual realizada pelo SINTEMA em quase 31 anos de existência da instituição. O ato virtual, autorizado pela Lei n.º 14.010/2020 e realizado em caráter extraordinário pela plataforma Google Meet, aprovou a prorrogação do mandato da atual Direção Sindical enquanto perdurar o Estado de Emergência Sanitária ocasionado pela pandemia Covid19, e não se realizarem novas eleições com posse dada à nova chapa eleita.

 

 

O Sintema convocou a assembleia, com pauta única, em razão do término do mandato da atual diretoria no próximo domingo, dia 12 de julho, e a impossibilidade de convocar novas eleições nesse momento em meio às restrições de circulação e recomendações de isolamento social que ocorrem desde o dia 19 de março, data em que o Governo do Maranhão editou o Decreto n.º 35.672/2020 que declarou estado de calamidade pública para fins de enfrentamento ao novo Coronavírus.

 

 

A assembleia foi iniciada às 10h30, em segunda chamada, aberta pelo presidente Ademar Sena de Carvalho, que passou a palavra para a secretária-geral, Célia Segadilha fazer a leitura do Edital de Convocação, publicado na página 7, da edição impressa do Jornal O Imparcial do dia 29 de junho; no site do Sintema e nas redes sociais da entidade.

 

 

Em seguida, o assessor jurídico do Sintema, Glaydson Rodrigues, falou sobre a legalidade da realização de assembleias virtuais a partir da Lei 14.010, que garante, segundo o advogado, que a categoria se reúna, virtualmente, para decidir os caminhos da entidade, mesmo que tal medida não conste no Estatuto do Sindicato. “Desejo uma boa assembleia a todos”, finalizou.

 

 

O diretor nacional da Fasubra, João Paulo Ribeiro o “JP”, também participou da assembleia como observador. Ele fez uma reflexão com os trabalhadores presentes ao ato, afirmando que é importante se reinventar nesse momento difícil, mas passageiro. “Muitas entidades já recorreram às assembleias virtuais para decidir questões como a que vocês vão debater agora, e é preciso sempre pensar no coletivo, na luta, e principalmente, na entidade sindicato, por isso, desejo uma boa assembleia a todos”, pontuou o dirigente nacional.

 

 

PAUTA – Após a participação dos convidados, o presidente Ademar Sena explicou que a chegada da pandemia impossibilitou o lançamento do Edital de Convocação das Eleições Sindicais, e a realização de Assembleia Geral para tratar da escolha da Comissão Eleitoral, definição de datas, dentre outros, por isso, após o advento da Lei 14.010 sancionada no dia 10 de junho de 2020, e que autorizou a realização de assembleias virtuais, a diretoria se preocupou em convocar esse ato para prorrogar o mandato da atual Direção como forma de não inviabilizar a atuação do Sintema e cumprimento de suas obrigações de representação política, trabalhista e social, dentre outros.

 

 

Os trabalhadores presentes puderam usar a palavra durante três minutos. Os associados Walter Júnior; José Costa; Mariano Azevedo e Cláudio Bezerra, dentre outros, pediram e fizeram uso da palavra durante a assembleia.

 

 

Após as falas, o presidente chamou os presentes para regime de votação. Os associados puderam manifestar voto por meio de voz. Os trabalhadores aprovaram a prorrogação por ampla maioria, com apenas um voto em contrário e nenhuma abstenção.

 

 

Após a suspensão do estado de emergência sanitária, a Direção do Sintema fica obrigada a lançar Edital de Convocação das Eleições, a serem realizadas em até 90 dias.

 

 

Imprensa Sintema.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Conselho Superior da UFMA aprova apoio ao movimento de greve dos TAES