O Sintema parabeniza todos os Aposentados e Aposentadas pela passagem do dia 24 de janeiro



A diretoria do Sintema – gestão Unidade & Trabalho – parabeniza todos os aposentados que fazem a categoria, pela passagem do Dia 24 de janeiro, Dia do Aposentado.

O Sintema tem desenvolvido ao longo dos últimos anos uma luta diária em defesa desta parcela significativa da categoria. Os aposentados de hoje, foram os trabalhadores de ontem que tanto se doaram pela universidade ao longo das últimas décadas. A batalha em defesa da manutenção de direitos não tem sido nada fácil, visto que, a política de arrocho salarial tem sido mais intensa por parte do Governo a cada ano que passa.

Entretanto, em virtude dessa luta travada pelo Sintema e Fasubra, vitórias importantes se apresentaram ao longo de 2012 e pautas estratégicas avançaram no Congresso Nacional.

No desenrolar da greve realizada em 2012, a categoria conquistou através do Sintema e da Fasubra, um reajuste de 15% a ser implantado nos próximos três anos; manteve a paridade entre ativos e aposentados frente a proposta “imoral” do governo de tratamento diferenciado, entre outros avanços importantes.

A PEC 555 é outra bandeira de luta da Federação e do Sintema. Caso seja aprovada e sancionada, a emenda constitucional acabará com a cobrança da contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados (Contribuição de Inativos).

A Fasubra realizará neste ano, marchas em Brasília na defesa da PEC 555. Além disso, correspondências serão enviadas aos parlamentares e campanhas nas redes sociais serão realizadas pedindo a aprovação de vários projetos em defesa dos aposentados. O Sintema está engajado nesta luta!

A correção e revisão da Emenda Constitucional 70 é outra medida de urgência na luta deste segmento da categoria. O Sintema e a Fasubra lutam para que, o período de retroatividade e abrangência da EC 70 seja estendido a todos os aposentados por invalidez permanente, independente de data de aposentadoria.

O reposicionamento dos aposentados no Plano de Carreiras, item constante da pauta de reivindicações da greve em 2012, é tema que consta permanentemente na mesa de negociação do acordo que pôs fim a greve. O objetivo é conseguir um posicionamento favorável do Ministério da Educação – MEC, já nos próximos meses.

Para finalizar, em âmbito específico, o Sintema e a Fasubra reforçarão, ao lado das Centrais Sindicais, a luta pelo fim do Fator Previdenciário, item que representa um ataque aos direitos dos trabalhadores. Em face de toda essa movimentação que ocorre nacionalmente, o Sintema tem discutido sempre que possível, os temas de interesse dos aposentados nas assembleias gerais, palestras, seminários e encontros, a exemplo do 1º Encontro de Aposentados do Sintema que aconteceu em janeiro de 2012 no auditório central da Ufma.

Neste evento aconteceu uma vasta programação, que foi desde debates sobre temas específicos, atendimento médico, dinâmicas com especialistas, além de dicas para manter a longevidade na terceira idade.

Por falar em encontro, os diretores do Sintema vêm se reunindo ao longo dos últimos meses na Sede do Sindicato preparando a programação e atrações para o 2º Encontro de Aposentados da categoria que será realizado no próximo mês de maio.

Segundo Domingos Ferreira, vice-presidente do Sintema, o intuito é realizar um evento que supere as expectativas geradas na primeira edição do Encontro. “É a oportunidade que temos de discutir os temas de interesse deste segmento da categoria, além de celebrarmos a vida com estes companheiros que muito se dedicaram à universidade”, finalizou Ferreira.

Em breve, através da página na internet e de informativos, divulgaremos maiores informações sobre o Encontro. Fique atento e participe!

Enquanto isso, parabenizamos você Aposentado e Aposentada pela passagem do dia 24 de janeiro, DIA DO APOSENTADO. Continue na luta conosco!

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Em protesto na entrada da UFMA, técnico-administrativos pedem reposição salarial e melhorias para Educação Pública