8 de Março | Mensagem da diretoria do Sintema pela passagem do Dia da Mulher



A diretoria do Sintema parabeniza todas as mulheres que compõe a categoria, pela passagem do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Este ano o foco é “Pela Vida” de todas e todos, diante da maior crise sanitária do século, e não teremos manifestações nas ruas.

 

Assim como em todos os dias do ano, é preciso ressaltar a importância e valorizar as mulheres, estas, que a cada dia, reforçam sua independência, contribuindo com o avanço das relações sociais. Em 2020, com a pandemia, o Brasil registrou 105 mil denúncias de agressão contra a mulher, segundo dados do Governo Federal, esse dado é recorde.

 

Além da violência, as mulheres enfrentam outras dificuldades crescentes. As que consegue trabalhar, são forçadas a combinar os papéis de servidoras, mães, esposas e donas de casa.

 

De outro lado, segundo dados do DIEESE, entre o 3º trimestre de 2019 e 2020, o contingente de mulheres fora da força de trabalho aumentou 8,6 milhões, a ocupação feminina diminuiu 5,7 milhões e mais 504 mil mulheres passaram a ser desempregadas.

 

Entre as mulheres negras, a taxa de desemprego atingiu 19,8%. As trabalhadoras domésticas sentiram o forte efeito da pandemia em suas ocupações, uma vez que 1,6 milhões mulheres perderam seus trabalhos, sendo que 400 mil tinham carteira assinada e 1,2 milhões não tinham vínculo formal de trabalho.

 

O dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à igualdade de gênero, respeito e valorização das mulheres, contra o preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.

 

Nesse contexto, o SINTEMA conclama as mulheres da categoria para as lutas presentes e vindouras. Participe e ajude-nos a construir um Brasil melhor!

 

Feliz do homem que entende a alma da Mulher!

 

Gestão “Sindicato é Pra Lutar”

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

SÃO LUÍS | Ato Unificado fortalece a greve dos técnico-administrativos da UFMA