Conselheiro Jorge Mendes acompanhado de dirigentes do Sintema.[/caption]
Dirigentes do Sintema participaram da 146º reunião do Conselho Universitário (CONSUN), na manhã da última sexta-feira, 29, no Auditório do Colégio Universitário, em duas sessões, uma ordinária, outra extraordinária, para deliberar sobre alterações relacionadas ao funcionamento de processos e práticas da Universidade Federal do Maranhão. O vice-presidente do sindicato e conselheiro universitário Jorge Mendes, esteve acompanhado do presidente da entidade, Ademar Sena, e dos diretores Mariano Azevedo, Valmili Nina, João de Deus, José da Graças, Heleno Fournier, Carvalho, e Maria Clara.
O Conselho Universitário rejeitou por 42 votos, modificação do regimento geral da Universidade que trata de eleições para reitor e vice-reitor. Apenas 5 conselheiros foram favoráveis às mudanças propostas pela APRUMA.
[caption id="attachment_10485" align="aligncenter" width="469"]
146º Reunião do Consun.[/caption]
Das diversas mudanças apresentadas, conselheiro Jorge Mendes votou contra a medida que impedia a candidatura, aos cargos de Reitor e Vice-Reitor, de servidores, que no período do mandato (4 anos), alcançassem a idade de aposentadoria compulsória (75 anos).
A medida teve a relatoria da pró-reitora de Recursos Humanos, Elisa Lago, que apresentou parecer contrário a este item. O voto da relatora foi acompanhado por outros 41 conselheiros.
O conselheiros entenderam que a medida era inconstitucional, pois impedia a candidatura de servidores, que no ato das inscrições estivessem em pleno gozo de todos os direitos inerentes aos servidores públicos federais. “Além de inconstitucional, a regra previa uma condição futura, o que para nós não é razoável”, explica Jorge Mendes, conselheiro universitário e vice-presidente do Sintema.
[caption id="attachment_10486" align="aligncenter" width="493"]
Dirigentes e servidores de base presentes ao ato.[/caption]
Imprensa Sintema.
