O segundo Encontro de Aposentados da Ufma, promovido pelo Sintema foi iniciado nesta manhã com grande participação da categoria. Já às 8h, no hall de entrada do auditório central da universidade, os trabalhadores degustaram um café da manhã, mediram a pressão, aferiram a glicemia, relaxaram com massagens terapêuticas, se aconselharam com médicos e nutricionistas, e é claro, puderam reencontrar os amigos de muitos anos convivência e trabalho juntos.
A solenidade de abertura do Encontro foi o ponto seguinte. Estiveram presentes o Prof. José Oliveira, vice-reitor da Ufma, representando neste ato o reitor da universidade, Prof. Natalino Salgado Filho; Mariano Azevedo, presidente do Sintema; Elisa Lago, pró-Reitora de Recursos Humanos da Ufma; Graça Ferro, diretora do Sintema e presidente da Associação dos Amigos da Ufma – AAUFMA e; Dra. Luzia Lima da Costa, assistente social e coordenadora dos programas de promoção à saúde da GEAP Saúde.
Em seguida, foi iniciada a execução da programação do evento. A nutricionista, Dra. Sandra Fontenele, proferiu a palestra Alimentação e Qualidade de Vida, destacando a importância de uma alimentação saudável em todas as fases da vida. As consequências da má alimentação (obesidade, ganho de peso, desnutrição, anemia, etc.) foram elencadas durante a apresentação “O ideal é se alimentar com a quantidade necessária de nutrientes para que o corpo desenvolva suas atividades, nunca mais ou menos”, disse Sandra.
A Oficina Interativa com o fisioterapeuta e educador físico, Prof. Adriano Felipe Grangeiro, colocou os participantes para mexer o corpo com alongamentos ao ritmo da música de Lulu Santos, Como uma onda no mar. A Oficina foi bastante disputada.
O momento seguinte foi a vez da Dra. Maria de Fátima Carvalhal, médica geriatra e gerontóloga, apresentar a Campanha Nacional de Combate ao Tabagismo. Os males, consequências, dependência química, como realizar o tratamento e superar a fase da abstinência, entre outros aspectos, foram detalhados pela médica por quase meia hora que, explanou sobre a importância de largar e, ajudar quem fuma a deixar o cigarro.
A Mesa Redonda: O Aposentado e as demandas judiciais, locais e nacionais foi o momento mais esperado da manhã. O presidente do Sindicato, Mariano Azevedo, a diretora de Aposentados do Sintema, Graça Ferro, os assessores jurídicos, Drs. Davi Telles e Guilherme Zagalo, a pró-Reitora de RH da Ufma, Elisa Lago, formaram a mesa de debate.
URP, Quintos, PUCCRE, foram alguns dos temas tratados pelos advogados do Sintema, que além de outros, destacaram a importância dos trabalhadores levarem as demandas atuais e polêmicas que envolvem direitos e garantias para âmbito do Legislativo, já que a via judicial por muitas vezes se mostra limitada para dar respostas satisfatórias às necessidades dos trabalhadores. “É fato que os trabalhadores através de suas mobilizações devem levar questões como a URP para serem debatidas no Congresso Nacional, pois só assim, haverá ao final desse debate, uma vitória em favor de todos os trabalhadores do serviço público federal do país.
A diretora de Aposentados do Sintema, Graça Ferro, falou em seguida, traçando um panorama local e nacional das lutas desenvolvidas pela categoria em defesa dos Aposentados. “Não somos Inativos, estamos em outro patamar de luta, e por isso, precisamos nos engajar mais, participar mais das atividades, discutir, debater e propor, para que não soframos mais derrotas e consigamos avançar na manutenção e obtenção de nossos direitos. O reposicionamento do nosso enquadramento no PCCTAE é uma das nossas lutas urgentes”, concluiu Graça Ferro.
Elisa Lago, Pró-reitora da Ufma, que leu no início do debate uma mensagem especial aos Aposentados, destacou que a universidade procede atendendo aos requisitos que a Lei e as notificações do Governo e Tribunal de Contras da União – TCU impõe. “A Pró-Reitoria está a disposição de todos os trabalhadores aposentados para esclarecimentos e informações”, disse Elisa.
Ao meio dia os participantes se dirigiram ao refeitório para almoço oferecido pelo Sintema.
Fonte: Imprensa Sintema, postada às 13:46h.